Gerais

2024: salário mínimo de R$ 1.412 começa a valer e contas de água da Copasa em MG sobem 4,21%

Ambos os reajustes entraram em vigor ontem, 1º de janeiro. Em números, salário mínimo tem R$ 92 a mais em relação ao piso do ano passado.

Valor diário do novo salário será de R$ 47,07 (foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Novo ano com mudanças anunciadas e iniciadas. A primeira delas é o salário mínimo que passou a ser de R$ 1.412,00, com o novo valor tendo entrado em vigor na data de ontem, 1º de janeiro. Antes no montante de R$ 1.320,00, o aumento registrado para este 2024 foi de quase 7%; em números, R$ 92 a mais em relação ao piso do ano passado. Com a mudança, o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 47,07 no ano vigente, e o valor horário a R$ 6,42.

 

Aprovado no Orçamento Geral da União de 2024, o valor de R$ 1.412 corresponde à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, acumulado nos 12 meses terminados em novembro, que totalizou 3,85%, mais o crescimento de 3% do Produto Interno Bruto em 2022. Enviada pelo governo em maio, a medida provisória com a nova política de valorização do salário mínimo foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em agosto.

 

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o reajuste do salário mínimo beneficiará 59,3 milhões de trabalhadores e resultará em um incremento da renda anual no montante de R$ 69,9 bilhões. A entidade estima que o governo – União, estados e municípios – arrecadará R$ 37,7 bilhões a mais por causa do aumento do consumo atrelado ao salário mínimo maior. 

Continua depois da publicidade

ÁGUA MAIS CARA

 

Foi anunciado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgoto Sanitário (Arsae) o reajuste de 4,21% no valor das contas de água da Copasa, em Minas Gerais, a partir de ontem, 1º de janeiro. As novas tarifas permanecem em vigor até 2025. Segundo a Arsae-MG, nos cálculos para definição do valor são considerados a inflação do período, bonificações ou penalidades, de acordo com o cumprimento ou não das metas estabelecidas pela agência. 

 

Enquanto as contas da Copasa vão ficar mais caras, nas regiões norte e nordeste do estado de Minas, atendidos pela Copanor, as tarifas de água e esgoto de todas as faixas de consumo vão ficar 7,68% mais baratas. Segundo a Arsae, os reajustes são diferentes entre a Copasa e a Copanor, pelo fato dos prestadores de serviço serem distintos, atendendo mercados com realidades, metas e desafios diferentes.     

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122