Saúde

Ainda com várias praças e terrenos com mato alto, Patos anota a sua 4ª morte por dengue em 2024

Segundo apurado, os dois últimos óbitos foram confirmados no final de abril: são idosos com idade de 79 e 80 anos.

Registro feito ontem: mato alto em praça no bairro Cidade Jardim (foto: Sou Patos)

Eis o dilema: enquanto vários terrenos baldios e praças públicas por Patos de Minas ainda se encontram em situação de abandono, com mato alto e sujeira, se tornando focos de criação do mosquito Aedes aegypti e de animais peçonhentos, o número de mortes por dengue salta de duas para quatro no município, neste 2024. Segundo apurado, tais óbitos foram confirmados no final de abril passado: são idosos com idade de 79 e 80 anos.

 

Uma realidade constatada é que Minas Gerais e o país atravessam a pior epidemia de dengue da história. Contudo, o território mineiro, neste momento, apresenta estabilidade na incidência da doença, conforme aponta o Ministério da Saúde. De acordo com o último balanço, divulgado no dia 30 de abril pela Secretaria Estadual de Saúde, Minas soma 1.241.639 casos prováveis pela doença e 566.590 confirmações. Dessas, 333 mortes foram registradas. Outros 775 óbitos estão sob investigação.

Continua depois da publicidade

VACINA EM PATOS

 

Foi divulgado, na virada do mês, que Patos de Minas receberá doses da vacina contra a dengue, para ser aplicada na população via Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a quantidade inicial de imunizantes que chegará a Patos, através do Governo Federal, é de apenas 2.236 doses. Além da cidade, outras da região também receberão a vacina.

 

Crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue neste ano de 2024. O grupo concentra o maior número de hospitalizações, depois de pessoas idosas, e deve receber duas doses pelo SUS – o intervalo entre elas é de três meses. O Ministério da Saúde havia priorizado crianças de 10 a 11 anos, mas ampliou a faixa etária diante da baixa procura. 

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122