Estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais passam a contar com o auxílio da inteligência artificial (IA) para o processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A partir de hoje (24), os alunos terão acesso à plataforma ‘Estudo Play’, disponibilizada pelo Governo de Minas. A ferramenta oferece livros digitais das quatro áreas de conhecimento do exame, além de videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais e outros recursos.
A tecnologia está disponível para aqueles que cursam o 3º ano do ensino médio, o 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos. “Uma das vantagens dessa ferramenta é que a inteligência artificial é capaz de ler a letra manuscrita”, pontua a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Vanessa Nicoletti. Ela explica que basta o estudante redigir o seu texto no formato do Enem, respeitando as linhas, a quantidade e tamanho da letra, e depois tirar uma foto da redação no aplicativo.
“Em poucos segundos, essa redação é corrigida, trazendo as cinco competências da redação do Enem, apontando possibilidade de melhorias, e indicações de livros e filmes que podem complementar o assunto. Entendemos que essa é uma ferramenta que vai potencializar bastante as habilidades de escrita dos nossos estudantes”, comenta Vanessa Nicoletti. A plataforma avalia aspectos como gramática, coesão textual, argumentação e adequação ao tema proposto. Com base nesses critérios, a IA atribui uma pontuação ao texto, oferecendo feedback imediato ao aluno sobre seu desempenho.
Os simulados da plataforma para o Enem são projetados para replicar o formato e a estrutura do exame real. Eles abrangem todas as áreas de conhecimento testadas no Enem, como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Por meio da ferramenta, os estudantes recebem relatórios sobre o tempo médio gasto em cada questão, além de sugestões personalizadas de estudo com base nos pontos fracos identificados.
Continua depois da publicidade
COMO ACESSAR
O endereço do site é www.enem.educacao.mg.gov.br. O estudante precisa inserir o número da matrícula no campo usuário e a sua senha. No caso dos servidores públicos, o usuário é o número da Matrícula do Servidor Público (MASP), e a senha é o número MASP. O aplicativo, com o nome Enem MG, também está disponível para celulares IOS e Android.
Segundo informa a Secretaria de Estado de Educação, logo no primeiro acesso será solicitado a mudança de senha para uma de uso pessoal. Os dados de e-mail e telefone devem ser inseridos corretamente para facilitar a recuperação da senha em caso de perda. Os estudantes que não souberem o número da matrícula podem procurar a secretaria da escola para serem auxiliados.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122