Saúde

Anvisa: 3 a cada 10 alimentos industrializados têm sódio em excesso

Entre as categorias críticas estão hambúrgueres, mortadela conservada em refrigeração, pães de forma, queijo muçarela e requeijão.

As amostras foram coletadas pela Vigilância Sanitária (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Relatório divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que quase 30% dos produtos industrializados monitorados por autoridades brasileiras, ou 3 a cada 10, não atingiram as metas estabelecidas para redução de sódio. De acordo com o órgão, as categorias classificadas como críticas são biscoito salgado, bolos prontos sem recheio, hambúrgueres, misturas para bolo aerado, mortadela conservada em refrigeração, pães de forma, queijo muçarela e requeijão.

 

O relatório cita, entretanto, “alentador progresso” observado em algumas categorias, como o caso de biscoitos doces tipo maria e maisena, indicando “uma tendência positiva”. “Ao ponderarmos sobre a oscilação nas amostras de batatas fritas e palhas industrializadas e a conformidade consistente dos cereais matinais, torna-se evidente que diferentes categorias demandam abordagens específicas”, pontuou a Anvisa.

Continua depois da publicidade

TEOR DE SÓDIO

 

Já a análise das categorias caldos em pó e em cubo e demais temperos, aponta dificuldades e avanços no monitoramento do teor de sódio em alimentos industrializados, com algumas categorias mantendo a conformidade e outras exigindo esforços adicionais. O monitoramento se pautou na determinação do teor de sódio de amostras de produtos industrializados coletados no setor comercial e agrupadas conforme categorias pactuadas em acordos estabelecidos entre o Ministério da Saúde e o setor regulado.

 

Nesse processo, um fiscal da vigilância sanitária estadual foi responsável pela coleta em locais estratégicos, como mercados e estabelecimentos de venda de alimentos industrializados, seguindo um plano amostral nacional. As amostras foram enviadas aos laboratórios centrais de Saúde Pública e ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, onde foram realizadas análises de sódio conforme metodologias oficiais, além da verificação da rotulagem.

 

A Anvisa divulgou ainda uma análise detalhada do monitoramento do teor de açúcares em alimentos industrializados. Entre as 11 categorias avaliadas, constatou-se que 81,8% exibiram um teor médio de açúcares dentro dos limites definidos. As duas categorias que não atingiram as metas estabelecidas foram biscoitos doces sem recheio e biscoitos tipo wafers.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122