Até a noite de ontem, domingo (23), patenses ainda enviavam mensagens a esta reportagem, informando que a ausência de água em suas residências persistia. Eram moradores dos bairros Alvorada, Nossa Senhora de Fátima, Barreiro, Jardim Itamaraty, entre outros. A partir desta segunda, dia 24, a expectativa é a de que o problema de abastecimento seja solucionado ao longo do dia de hoje, conforme anunciado pela própria Copasa, em coletiva de imprensa realizada no fim de semana.
“A previsão é que o fornecimento para toda a cidade seja normalizado no decorrer de segunda-feira, dia 24 (…) A Copasa pede a compreensão dos moradores e ressalta que, com a conclusão das obras em sua totalidade, os benefícios alcançarão a todos os patenses”, diz trecho da última nota enviada aos meios de comunicação. Na manhã de sábado (22), uma rede da Copasa rompeu no bairro Lagoa Grande, alagando ruas e causando grande transtorno no trânsito local.
A rua Ceará chegou a ser interditada temporariamente. Na realidade, desde a última terça (18), a cidade e sua população vêm tendo problemas com a falta de água, devido à instalação de bombas na captação do Rio Paranaíba. Os efeitos continuaram afetando bairros no fim de semana. Ao menos 16 regiões da cidade ficaram sem água nos últimos dias, conforme apurado e com base em mensagens enviadas por internautas à nossa equipe.
Continua depois da publicidade
NOTA DA COPASA
Na coletiva de imprensa realizada no último sábado, 22, a Copasa, através de seus representantes, deu explicações sobre a situação do abastecimento de água na cidade. Participaram a superintendente regional da Copasa, Cristine Carneiro; o gerente da Unidade de Serviço de Expansão Oeste, Edilson Alves, responsável pelas obras de ampliação do sistema de abastecimento de Patos de Minas; e o encarregado geral de manutenção de água e esgoto, Celso Nascimento.
Entre os temas abordados, estiveram as intermitências causadas em decorrência das obras para melhoria do abastecimento da cidade, iniciadas na captação na terça (18). “Ao longo da semana, a unidade foi paralisada para intervenções que viabilizarão o envio da água captada no Rio Paranaíba em maior volume para a Estação de Tratamento (ETA). As intervenções foram concluídas no início da tarde de quinta (20), quando começaram as intermitências no abastecimento.
Mesmo com as unidades de captação, tratamento e distribuição funcionando em capacidade máxima, e com caminhões-pipa dando suporte no abastecimento de áreas prioritárias, como unidades de saúde e instituições de ensino, ainda há reflexos de intermitência na distribuição de água para alguns bairros. A previsão é que o fornecimento para toda a cidade seja normalizado no decorrer de segunda (24)”, diz parte do texto enviado à imprensa.
A Copasa pontuou também, em nota, que “a normalização do abastecimento ocorre gradativamente, à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de potentes bombas, devido à gravidade, a água chega primeiramente aos imóveis de áreas com baixo relevo, e posteriormente, aos imóveis localizados em regiões mais altas, por essa razão, economizar esse recurso neste momento contribui para garantir a todos o acesso à água”.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122