Cultura & Turismo

Artesanato patense é inscrito em exposição da 7ª Semana do Artesão Mineiro em BH

Marialda Coury, Maria Salete, Adão Marins e Zulmar Silva enviaram trabalhos autorais e aguardam avaliação da comissão organizadora. Evento será no Palácio da Liberdade.

Adão Marins, Marialda Coury, Zulmar Silva e Maria Salete representam Patos (fotos: Marialda Coury)

Quatro artistas patenses inscreveram algumas de suas peças autorais com o intuito de participar da Exposição ‘São José – O Artesão’, que fará parte da 7ª Semana do Artesão Mineiro, a ser realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, entre 19 e 31 deste mês de março. São eles: Marialda Coury, Maria Salete, Adão Marins e Zulmar Silva. O evento é um projeto do Governo de Minas Gerais, em união com a Fundação Clóvis Salgado, o Sebrae Minas e o Centro de Artesanato Mineiro.

 

A iniciativa tem o objetivo de valorizar o artesanato produzido no estado e capacitar os artesãos para que ampliem as oportunidades de negócios. A exposição fará parte, também, da programação do projeto turístico ‘Minas Santa 2024’, uma ação do Governo de Minas, que visa promover e celebrar as diversas tradições religiosas mineiras no período da Semana Santa, justificando a permanência da Exposição até o domingo de Páscoa.

Continua depois da publicidade

ARTE PATENSE

 

Entre os artistas patenses inscritos, dois apresentam trabalhos de escultura, no caso Zulmar Silva e Adão Marins. Já as artistas Marialda Coury e Maria Salete, que fazem parte da Associação Marias Artesãs, indicaram peças artesanais feitas com palhas de milho. Entre as manifestações permitidas para participar do projeto estão ainda pintura, bordado, entalhe nas suas distintas matérias-primas como a madeira, a tinta, a cerâmica, o papel, o tecido, entre outros.

 

“Artistas de várias cidades do estado costumam participar desta exposição, que é muito bem vista pelos mineiros. Estou muito feliz em poder coordenar a participação dos patenses, proporcionando a eles essa oportunidade de representar a nossa terra. O Zulmar, por exemplo, hoje está sem visão, mas as suas mãos enxergam tudo, tanto que produziu uma peça belíssima. Adão Marins e Maria Salete também têm lindos trabalhos”, detalhou Marialda Coury.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122