
Para a próxima quarta, 24 de abril, a expectativa é a de reunir (ou unir) harmonia, integração e aprendizado em um encontro de alunos da Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros, junto à comunidade interessada em participar do projeto ‘Pão de Queijo com Graffiti’, em Patos de Minas. O evento é uma idealização do artista patense Bertiher, que promoverá uma oficina de graffiti, de forma que as pessoas aprendam mais sobre essa arte, que continua ganhando espaço no âmbito cultural local.
“A ideia é reunir a culinária mineira, no caso, o pão de queijo, juntamente com a expressão artística do graffiti, oferecendo uma oficina para que todos possam explorar sua criatividade e encher a escola de cores. E, claro, fazer dessa ocasião um grande aprendizado”, explicou Betiher à nossa reportagem. O projeto, que é custeado pela Lei Federal Paulo Gustavo, terá início às 7 horas, na escola que fica na rua Alzino Martelo, nº 1160, bairro Colina. Dois muros serão destinados aos desenhos (veja foto no final deste artigo).
Continua depois da publicidade
A HISTÓRIA DO ARTISTA
O artista Bertiher se chama Bertiher Teixeira do Amaral Junior. Há cerca de uma década e meia, vem atuando no campo artístico do graffiti na cidade e região, pintando muros e telas, além de trabalhar como tatuador. Cresceu no bairro Sebastião Amorim, cursou o ensino fundamental na Escola Estadual Eunápio Deiró Borges, mudando-se para a Escola Normal no ensino médio.
Em 2009, deu início na trajetória artística que se estenderia até os dias atuais. Ao lado do colega Marcos Lima “Negão”, participou de uma mostra cultural com cartazes que pintaram. Ao contrário do que se imagina de um artista de rua, Bertiher não ingressou no ramo por influência de grafiteiros, mas sim da música rap, cuja temática urbana está sempre presente. E, claro, diversas capas de discos do gênero são ilustradas por graffiti.
O primeiro muro que Bertiher grafitou foi em 2010, no Beco Raimundo Alves, que logo ganharia o nome de ‘Beco do Graffiti’. Em 2016, junto com outros artistas da cidade, criou o grupo de grafiteiros Los Katiopa Crew. Nos anos seguintes, Bertiher participou de diversos eventos culturais e encontros de graffiti em diferentes cidades brasileiras. Em Patos, ajudou a organizar eventos como o Trem das Ruas e as Batalhas de Tinta.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122