Gerais

Audiência Pública sobre mudanças no trânsito será em 5/11 e corredor de ônibus na Major Gote deve estar na pauta

Encontro será no auditório da CDL, aberto à população.

Imagem extraída de vídeo de reunião na Prefeitura, o qual circulou nas redes sociais

Antes marcada para o mês de julho, a Audiência Pública para tratar de mudanças no trânsito em Patos de Minas foi reagendada para 5 de novembro, de 19h às 21h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Podem participar pessoas físicas e jurídicas. Na pauta está a apresentação do Projeto de Diretrizes para Circulação Viária da Área Urbana e dos Serviços de Transporte Público. Possivelmente, um dos temas em debate será a polêmica implantação do corredor de ônibus na rua Major Gote.

 

A notícia sobre a nova data foi divulgada no Diário Oficial do Município. A nota diz que “o objetivo da audiência é divulgar os resultados elaborados pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, referentes às diretrizes projetuais para a macroestruturação viária e de transporte do município de Patos de Minas, além de colher contribuições e sugestões acerca do mencionado plano”. A lembrar, o escritório citado foi contratado pela Prefeitura por quase R$ 1 milhão, sem processo licitatório. 

Continua depois da publicidade

CORREDOR DE ÔNIBUS

 

Fontes ligadas ao corpo técnico da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade informam a esta reportagem que o tema sobre o corredor de ônibus persiste, com a intenção do sistema ser implementado na cidade a partir de 2025, com os corredores ocupando as ruas Major Gote e Doutor Marcolino. Inicialmente, quando esse assunto veio à tona em janeiro deste ano, comerciantes da região central reagiram com indignação com a possível implantação do sistema nas vias citadas.

 

Fato é que o corredor de ônibus, quando implantado na cidade de Uberaba, com a também participação da Jaime Lerner Arquitetos Associados, foi um fracasso para os comerciantes. É o que diz o conteúdo de uma Dissertação de Mestrado de 188 páginas produzida por uma estudante do curso de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia, publicada no final de 2020. O trabalho acadêmico mostra, em detalhes, os “Impactos da implantação de corredores de ônibus em cidades médias: o caso de Uberaba – MG”, título da dissertação.

 

“O resultado do estudo revela que o modelo inserido na cidade trouxe consequências indesejadas, como a elevação nos níveis de vacância dos imóveis na peatonal abordada, o fechamento de diversos comércios e impacto na receita dos comerciantes que permaneceram no local, além de ainda não ter propiciado uma melhora significativa nos percursos de distância e tempo nas viagens dos usuários”, indica trecho da introdução da Dissertação. Clique AQUI para acessar a o trabalho acadêmico na íntegra.  

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122