
Mais uma aeronave desembarcou no Brasil, proveniente dos Estados Unidos, trazendo imigrantes deportados. Foi o quarto voo da nova era Trump a chegar no país este ano: desta vez, com 127 repatriados, segundo o Ministério dos Direitos Humanos. O primeiro trecho da viagem, que tinha como destino a capital do Ceará, Fortaleza, pousou na manhã de sábado (15). Depois, 75 passageiros seguiram para o Aeroporto de Belo Horizonte, em Minas, em voo fretado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Somando os quatro voos já realizados em 2025, totalizam 490 brasileiros deportados. O primeiro trouxe 158 passageiros; o segundo, 111; e o terceiro, 94. Em Belo Horizonte, a sala de autoridades do aeroporto foi temporariamente transformada em um Posto de Acolhimento aos Repatriados. O serviço de recepção inclui água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiros. Além disso, uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais e psicólogos, fica disponível para prestar apoio.
Entre os passageiros deste quarto voo, dois possuem mandados de prisão expedidos pela Justiça Brasileira. Um deve responder por assalto e outro por porte ilegal de arma de fogo. Os mandados foram expedidos em Minas Gerais e no Mato Grosso. Tais cidadãos foram conduzidos pela Polícia Federal após o pouso. Entre os repatriados deste último voo, há ainda 10 crianças e adolescentes.
Continua depois da publicidade
HISTÓRICO DOS VOOS
O primeiro voo de deportados foi realizado no dia 24 de janeiro passado. A aeronave tinha como destino o Aeroporto de Belo Horizonte, porém pousou em Manaus, no Amazonas, em razão de problemas técnicos. Eram 158 pessoas a bordo, e parte desses desceram em Manaus algemados, motivo que causou conflito com o governo brasileiro.
O segundo voo trouxe 111 passageiros em 7 de fevereiro. A aeronave tinha como destino o Aeroporto de Fortaleza, no Ceará. Ao desembarcar, um avião da FAB levou parte dos deportados para Belo Horizonte. Já a terceira aeronave com repatriados pousou no Brasil em 21 de fevereiro, aterrissando no Aeroporto de Fortaleza. Dos 94 deportados, nove eram crianças e dois idosos. Entre eles, havia dois deportados com mandados de prisão em aberto.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122