A poucos dias de completar um mês, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu apenas 22% do público-alvo no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha foi antecipada e começou oficialmente em 25 de março. Idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e professores da rede pública de ensino, estão entre os que devem ser vacinados.
Os estados com as menores porcentagens de vacinados são o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro. A imunização contra a influenza acontece no 1º semestre no nordeste, centro-oeste, sudeste e sul, enquanto no norte será no 2º semestre. Segundo o Ministério da Saúde, a mudança na estratégia, desde 2023, atende às particularidades do clima da região, com início no período do inverno amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.
Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. “A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Continua depois da publicidade
MINAS GERAIS
Em 2023, foram notificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza e 51 óbitos em Minas Gerais. Foram aplicadas 7.452.798 doses da vacina contra a influenza no estado nos grupos prioritários, e a cobertura alcançou 68,8% desse público. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. É causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, sendo os tipos A e B responsáveis por epidemias sazonais.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122