Gerais

Clima de deserto: Patos de Minas atinge 143 dias sem chuvas nesta segunda, dia 16

Previsão é a de que a precipitação retorne em Minas Gerais na segunda quinzena de outubro.

Patos vive a mais longa estiagem dos últimos anos (foto: Sou Patos)

Em meio à maior seca de Minas Gerais e do país, Patos de Minas está há, praticamente, cinco meses sem uma gota sequer cair do céu. A cidade atinge nesta segunda-feira, dia 16, a marca de 143 dias sem chuva, a mais longa estiagem dos últimos anos. Desde abril passado, o céu permanece limpo, e a projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é a de que esse cenário persista até a segunda quinzena de outubro. Se assim for, Patos estará se aproximando da marca de 191 dias sem chuvas. 

 

Setembro é, geralmente, marcado pelo início das pancadas de chuva. Porém, contrariando o histórico, não existe previsão de precipitação para o mês, neste 2024. A chuva só deve retornar de forma significativa a Minas a partir da segunda quinzena de outubro, quando a massa de ar quente que atua na atmosfera perderá força. A ausência de chuva foi intensificada desde 2023, pela atuação do El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e provoca alterações nos padrões globais de precipitação e temperatura.

Continua depois da publicidade

CLIMA DE DESERTO

 

Sem previsão de chuva para aliviar a seca, 408 cidades mineiras estão sob alerta do Inmet, para baixa umidade do ar, com índices em torno de 20 e 30%. O aviso, divulgado ontem (15), vale até às 22h de hoje. A capital Belo Horizonte e cidades da Grande BH, como Contagem e Betim, também serão afetadas. O mesmo alerta serve para municípios do Triângulo e Alto Paranaíba, Central, Vale do Rio Doce, Campo das Vertentes, Oeste de Minas, Sul de Minas, Jequitinhonha, Noroeste, Zona da Mata e Norte de Minas Gerais.

 

O ideal é que a umidade relativa do ar esteja na faixa dos 50% a 80%. Abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde, como desidratação, irritações respiratórias e agravação de doenças, como asma e bronquite. Enquanto o céu permanece limpo, os índices de umidade relativa do ar dos últimos dias se assemelham a de desertos como o Saara, no Norte da África, e o Atacama, no Chile, segundo o Inmet.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122