Saúde

Com baixa cobertura vacinal contra a gripe, Patos terá novo 'Dia D de Multivacinação' neste sábado

De 8h às 15h, em todas as unidades de saúde da região urbana do município.

Sábado: disponíveis os imunizantes de rotina, mais as vacinas contra a gripe e dengue (foto: Freepik)

Foram poucas as doses da vacina contra a gripe aplicadas até o momento, em Patos de Minas, neste 2024. Esse é o motivo principal para o anúncio da realização de um novo ‘Dia D de Multivacinação’ na cidade. Será amanhã, sábado (18), de 8h às 15h, em todas as unidades de saúde da região urbana do município. Para a ocasião, serão disponibilizados todos os imunizantes de rotina e mais aqueles que se encontram em campanha, caso da influenza (gripe) e dengue.

 

Aos interessados, é essencial levar o cartão de vacinação e um documento com foto para ser imunizado. Para aqueles com comorbidades, faz-se necessária a apresentação de receita médica. No caso da pessoa interessada em se vacinar for um professor ou trabalhador da área da saúde, a solicitação é para que seja apresentado um comprovante da sua atual situação profissional.

Continua depois da publicidade

GRIPE, DENGUE E COVID

 

A vacina contra a gripe está disponível a todos os patenses, independente da faixa etária. Até o momento, segundo apurado, o público que mais recebeu doses do imunizante foi o idoso, acima de 60 anos: 48%. Na sequência aparecem as crianças, com 28% de imunizados. Em seguida, estão as gestantes e puérperas, com 14% de pessoas vacinadas. O Ministério da Saúde propõe que 90% dos grupos prioritários recebam a vacina contra a influenza.

 

Em relação à dengue, a orientação por parte do Governo Federal é para que a faixa etária de 10 a 14 anos receba a vacina. No início deste mês, Patos e outras cidades da região receberam doses do imunizante contra a doença. Foram exatas 2.236 doses enviadas à terra do milho. Até o momento, foram pouco mais de 500 vacinas aplicadas em crianças e jovens com a idade acima citada.

 

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde informa que Patos deverá receber, na próxima semana, doses de uma nova vacina contra a Covid-19. A fabricante é a Moderna, dos Estados Unidos.

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122