Cultura & Turismo

Com casa cheia, filme contando a história do rock patense é lançado no Leão de Formosa

Evento reuniu artistas locais, produtores culturais, autoridades e alunos da Escola Estadual Marcolino de Barros.

Martinelli reúne artistas e produtores culturais no lançamento do filme (foto: Sou Patos)

Foi uma manhã de fortes emoções no Teatro Leão de Formosa, em Patos de Minas, palco do lançamento do curta-metragem ‘Patos, o rock que nos trouxe até aqui’. O filme, uma idealização da Dino Patense Produções Artísticas, percorre quatro décadas detalhando a evolução do rock na cidade, através de recortes de momentos quase esquecidos pelo tempo. Artistas locais, produtores culturais, autoridades e alunos da Escola Estadual Marcolino de Barros estiveram presentes na manhã de lançamento. 

 

partir de agora, o curta será disponibilizado na página oficial da Dino Patense no Youtube. São 25 minutos que relembram as principais bandas e artistas que promoveram o estilo musical na região, a começar pela primeira exibição do Legião Urbana, em Patos de Minas, no início dos anos 80. “Tudo isso é história e é importante deixarmos esse momento musical e cultural patense registrado. Esse é o primeiro projeto de outros vários que poderão surgir”, disse Martinelli, diretor do filme. 

O cartaz do curta-metragem em destaque na entrada no teatro (foto: Sou Patos)

Continua depois da publicidade

POLÍTICAS CULTURAIS

 

Os recursos para a produção do documentário são da Lei Federal Paulo Gustavo, criada para incentivar e reaquecer o setor cultural. Para a construção do curta, a participação do músico e diretor cultural Moisés Martins foi essencial, pois partiu dele as pesquisas referentes ao histórico do rock em Patos de Minas. “A história cultural de Patos é muito bonita, e precisamos resgatá-la para, quem sabe, despertar nessa juventude a paixão que a gente guarda pelo rock e pela música”, pontuou o artista.

 

Paulo Henrique Moreira, atual Secretário Municipal de Cultura, também presente ao evento, conversou com a nossa reportagem. “Precisamos, como Poder Público, incentivar políticas culturais como essa. O nosso papel é incentivar os artistas. E promover esse resgate é um incentivo coletivo, mas também não deixa de ser pessoal. Até porque, vivemos essa era do rock em Patos de Minas”, disse.

  

Autoridades locais se uniram aos artistas na manhã de lançamento (foto: Sou Patos)

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122