Saúde

Com cobertura vacinal de 37%, campanha contra a gripe em cidades do Triângulo deve ser ampliada

População deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa para colocar o cartão de vacinação em dia.

(foto: Vitoria Caregnato/Divulgação)

Formada por 54 municípios, a região do Triângulo Mineiro recebeu até o momento mais de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe. A campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e está aberta para toda a população acima de 6 meses de idade. No entanto, há uma preocupação com o grupo prioritário como, por exemplo, idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes e trabalhadores de saúde, pois a cobertura na região está em apenas 37,41%, segundo informa o Governo de Minas.

 

Por esse motivo, a Secretaria de Estado de Saúde está articulando com os municípios do Triângulo a ampliação dos atendimentos das síndromes gripais e o aumento do número de leitos para pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS). No outono e inverno, as hospitalizações por doenças respiratórias tendem a aumentar em todo o estado. Neste ano, já houve a notificação na região de 1.125 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Continua depois da publicidade

COVID

 

Em relação à vacinação contra a Covid-19, a região recebeu recentemente mais de 20 mil doses da vacina Spikevax monovalente, fabricada pela farmacêutica americana Moderna, que neste primeiro momento é destinada para início de esquema vacinal e para o público prioritário. Uma das estratégias utilizadas pelos municípios para ampliar a cobertura vacinal são as ações extramuros, que oferecem a vacinação fora das Unidades de Saúde, como em praças, locais de grande movimentação, escolas e empresas.

 

É importante a população se informar sobre essas medidas, que facilitam o acesso, bem como aproveitar o horário do trabalhador, que é disponibilizado em algumas unidades para colocar o cartão de vacinas em dia. O Governo pontua que a vacinação é uma das principais medidas preventivas, principalmente as doses que protegem contra gripe e Covid, evitando internações, casos graves e óbitos.

   

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122