Gerais

Copasa afirma que falta de água permanece nesta segunda-feira em alguns bairros de Patos de Minas

A companhia informa que técnicos estão trabalhando para regularizar a situação com a máxima celeridade.

Falta água em diversos bairros de Patos desde sábado passado (foto: Pixabay)

Em nota enviada à imprensa, a Copasa informa que, devido a vazamentos em redes de distribuição de grande porte que aconteceram no último sábado (07) e hoje (9), aliados a uma falha eletromecânica ocorrida no domingo (08), o abastecimento para alguns bairros de Patos de Minas está comprometido ao longo desta segunda-feira. A companhia informa que técnicos estão trabalhando para regularizar a situação com a máxima celeridade.

 

Manobras operacionais estão sendo feitas com o objetivo de minimizar os impactos para a população, e caminhões-pipa darão suporte no abastecimento. Ainda para a tarde de hoje, uma nova bomba e uma nova adutora também serão instaladas no bairro Abner Afonso, visando agilizar a recuperação do sistema. Para que a nova rede entre em operação, ela será higienizada, por meio de uma manobra denominada descarga, procedimento padrão nesse tipo de manutenção realizado para garantir a qualidade da água distribuída.

Continua depois da publicidade

CONSUMO CONSCIENTE

 

A Copasa reforça que, neste momento, o consumo consciente é ainda mais importante. Segundo a companhia, quando a água retorna após um período de desabastecimento, os imóveis que a recebem primeiro a utilizam em maior volume, ocasionando aumento abrupto do consumo, o que gera atraso na recuperação dos reservatórios e, por consequência, na regularização do abastecimento especialmente para as partes mais altas da cidade.

 

Ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna de maneira instantânea para todos, a normalização do abastecimento acontece gradativamente, à medida em que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de bombas, devido à gravidade, a água chega primeiramente aos imóveis de áreas com baixo relevo e, posteriormente, aos imóveis localizados em regiões mais altas, por essa razão, economizar esse recurso neste momento é muito importante, conclui a Copasa.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122