Técnicos da companhia já trabalham para sanar o problema, e a previsão é que o serviço seja finalizado no início da tarde de hoje.
Mais um vazamento de água foi constatado em área pública de Patos de Minas na manhã desta segunda-feira (16). Foi na Avenida Brasil, próximo da Rua Cônego Getúlio, região central da cidade. Um internauta encaminhou a esta reportagem imagens do ocorrido antes mesmo das 8 horas e, na sequência, a nossa equipe foi até o local para constatar e avaliar os danos do rompimento. Durante a manhã, o trânsito foi mantido interditado naquele trecho, enquanto técnicos trabalhavam para tentar solucionar o problema.
Enviamos e-mail à assessoria de imprensa da Copasa, na busca por detalhes sobre o ocorrido. Indagamos à companhia o impacto que tal incidente poderia trazer para residências e comércios do município. Em nota, a empresa respondeu o seguinte: “a Copasa informa que, nesta segunda-feira (16/09), técnicos da Companhia estão trabalhando para sanar o vazamento em um ramal da Avenida Brasil, em Patos de Minas. A previsão é que o serviço seja finalizado no início desta tarde”.
E continua: “Por ser de pequena proporção, o abastecimento não será prejudicado. Não é possível especificar as causas da intercorrência, uma vez que esse tipo de situação pode ser ocasionado por diferentes fatores, tais como movimentação natural do solo, variações de temperatura, que levam à dilatação e contração dos canos, desgaste natural das tubulações e até mesmo pelo tráfego de veículos pesados, incompatíveis com as vias”.
Continua depois da publicidade
HISTÓRICO DE VAZAMENTOS
Vazamentos de água em áreas públicas têm sido um drama vivenciado pelos patenses nos últimos meses. E a consequência, para muitos moradores e comerciantes, tem sido a falta de água. No último dia 11, um grande vazamento foi registrado no bairro Nossa Senhora das Graças, na rua Emídio de Souza. Uma rede da Copasa – responsável por abastecer ao menos 15 bairros do município – se rompeu e um enorme volume de água foi despejado. Parte do trânsito local precisou ser interditado.
Dois dias antes, em 9 de setembro, uma adutora da Copasa havia se rompido na Avenida Piauí, próximo da Avenida Fátima Porto, trazendo inúmeros problemas para aquela região e, também, para grande parte de Patos de Minas: faltou água em vários bairros e, na avenida citada, o solo – no asfalto e na calçada – foi duramente danificado. O rompimento provocou enorme vazamento e técnicos estiveram no local para providenciar reparos.
Entre os meses de junho e julho passado, foram quatro vazamentos anotados em período inferior a 20 dias. Um desses ocorreu em obra realizada próximo à praça do bairro Rosário. Os outros, recordados por esta reportagem, foram: no cruzamento das ruas Dr. Marcolino com Ceará, no bairro Lagoa Grande (esse, no final de junho). Na ocasião, uma adutora rompeu e o vazamento foi tão forte, que foi necessário a interdição de rua. O segundo ocorreu três dias depois, em rede situada próxima de onde foi detectado o primeiro vazamento. E o terceiro foi anotado no final de julho, no bairro São Francisco.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122