Saúde

Crianças e jovens representam 1 a cada 4 pessoas com dengue em Minas Gerais

A maior parte tem 10 anos de idade ou mais, faixa etária que reúne os primeiros grupos a serem imunizados, lembrando que a vacinação teve início nesta semana em 22 municípios mineiros.

Vacinação teve início nesta semana em 22 municípios mineiros (foto: Freepik)

Prioritários nesta primeira remessa de vacinação contra a dengue, as crianças e jovens representam uma a cada quatro pessoas diagnosticadas com a doença no estado de Minas Gerais nestes meses iniciais de 2024. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde, os quais apontam que 22.950 mineiros com até 19 anos de idade já foram infectados pelo mosquito Aedes aegypti, ou seja, 23,17% do total de contaminados.

 

Da quantidade citada, a maior parte tem 10 anos de idade ou mais, faixa etária que reúne os primeiros grupos a serem imunizados, lembrando que a vacinação teve início nesta semana em 22 municípios mineiros, com Patos de Minas ausente da lista. Minas Gerais recebeu, do Governo Federal, o total de 78.790 doses do imunizante, que será aplicado via Sistema Único de Saúde, o SUS. No atual momento, serão atendidas crianças de 10 a 14 anos, com prioridade àqueles de 10 e 11.

 

A decisão do Governo Federal de priorizar grupos de crianças e jovens nesta remessa inicial da vacina contra a dengue se dá em razão de uma série de dados que foram computados no ano passado, por parte do Ministério da Saúde. Foi confirmada, com base em números, que a faixa etária citada é a mais afetada pela doença, com maior risco.

Continua depois da publicidade

35 MORTES EM MG

 

Segundo apurado junto do Governo do Estado, Minas Gerais teve alta de 34% de casos confirmados de dengue no período entre 20 e 26 de fevereiro. Em uma semana, o total de diagnósticos cresceu de 80.589 para 108.027. Até o momento, foram confirmadas 35 mortes em território mineiro, sendo que uma ocorreu em Patos de Minas. A terra do milho registrou, até a data de ontem, 501 casos confirmados da doença.

 

Em relação a chikungunya, Minas Gerais tem sete mortes anotadas pela doença, com outras 21 sendo investigadas. Quanto à zika, os números se mantiveram: foram registrados 54 casos prováveis e seis confirmados para a doença. Não há mortes confirmadas ou em investigação por zika em Minas.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122