Saúde

Dengue: em Patos, casos quase dobram neste início de 2024 em relação ao ano passado

Descaso com áreas públicas e água parada no interior da Lagoinha são críticas feitas pela população, que acusa o poder público de contribuir com a alta de casos na cidade.

Já são 1.416 notificações da doença até 5 de fevereiro (foto: Freepik)

Os números são da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas. De janeiro ao dia 5 de fevereiro deste ano, são 1.416 notificações de dengue computadas no município. Durante esse mesmo período no ano passado, os dados indicavam 890 casos. Ou seja, houve um acréscimo que se aproxima do dobro de diagnósticos da doença, em um comparativo com 2023. Só em janeiro do ano vigente, foram 1.293 notificações, e nos cinco primeiros dias de fevereiro foram computados 123.

 

Na visão da Diretoria de Vigilância e Saúde da Prefeitura Municipal, conforme notícia dada pelo Jornal da Manhã Patos, da Jovem Pan, em reportagem de Diego Natanael, a alta da dengue pode estar ligada à mudança do clima e ao “mal cuidado da população com o nosso lixo, com o nosso quintal, o cuidado com a nossa casa e o cuidado com o próximo”. Porém, para uma parcela da população local, entrevistada por nossa equipe nos últimos dias, como parte da série de reportagens com o tema “Como está o seu bairro?”, a reclamação é outra.

 

Poças d’água no interior da Lagoinha, além de áreas públicas com mato alto, acumulando lixo, sujeira e água parada estão entre os principais pontos levantados como possíveis focos para a criação e proliferação do mosquito da dengue no município, nas falas de moradores de bairros como o Caiçaras, a Lagoinha, o Abner Afonso, o Santa Luzia e o Quebec, por exemplo.

Continua depois da publicidade

NOVE MORTES EM MG

 

Mais duas mortes por dengue foram confirmadas em Minas Gerais nas últimas 24 horas. Com esse acréscimo, já são nove óbitos em 2024 em território mineiro. Os novos registros são de Belo Horizonte e Bocaiúva. A relação de mortes por dengue no estado, até o momento, está da seguinte forma: BH, 2; Arceburgo, 1; Bocaiúva, 1; Lagoa Santa, 1; Monte Belo, 1; Ribeirão das Neves, 1; Sarzedo, 1; e Sete Lagoas, 1. Há, ainda, outras 73 mortes sob investigação.

 

O número de casos também cresceu, segundo o Painel de Monitoramento divulgado ontem, dia 6, pela Secretaria de Estado de Saúde. Em apenas um dia, os prováveis saltaram de 111.107 para 121.412. Já os confirmados passaram de 39.282 para 42.896, conforme dados do Governo de Minas.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122