Saúde

Dengue: finalmente, Patos e outras cidades da região receberão a vacina contra a doença

Contudo, o número de doses destinadas aos patenses é de apenas 2.236. A cidade está na nova e quarta lista emitida pelo Ministério da Saúde.

 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Só agora quando o Brasil ultrapassa a marca de 4 milhões de casos de dengue e se aproxima de 2 mil mortes em decorrência da doença em 2024, é que Patos de Minas entra na lista dos municípios que irão receber doses do imunizante. A cidade, junto a outras da região, está na nova e quarta lista emitida pelo Ministério da Saúde. Contudo, o número de doses destinadas aos patenses é de apenas 2.236.

 

Além de Patos, estão também na planilha as cidades de Lagoa Formosa, Lagamar, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Varjão de Minas, Vazante, entre outras. De acordo com o órgão federal, os critérios para a definição dos novos locais que irão receber o imunizante são os mesmos: ranqueamento das regiões de saúde e municípios, quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

 

Com a ampliação da imunização, que se estendeu a outros seis estados brasileiros, agora são 25 unidades da federação contempladas com a vacina contra a dengue. No total, 1.330 municípios foram incluídos no plano de vacinação. Ao todo, 1.682.139 de doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde a esses estados e ao Distrito Federal. Foram aplicadas 810.686 doses, 48,19% do total, até o momento.

Continua depois da publicidade

QUEM PODE SER VACINADO

 

Crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue neste 2024. O grupo concentra o maior número de hospitalizações, depois de pessoas idosas, e deve receber duas doses pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – o intervalo entre elas é de três meses. O Ministério da Saúde havia priorizado crianças de 10 a 11 anos, mas ampliou a faixa etária diante da baixa procura.

 

Idosos e crianças menores de 10 anos ainda não entraram no grupo prioritário do SUS. Porém, esse público pode tomar a vacina testada e aprovada para pessoas de 4 a 60 anos na rede particular. O Ministério da Saúde recomendou a ampliação do público-alvo no caso das doses que vencem hoje, dia 30.

 

Foi definido que os municípios que ainda tiverem com um alto número de doses a vencer poderão ampliar a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos. Caso os municípios permaneçam com baixa adesão, as doses próximas ao vencimento ainda poderão ser ampliadas ao público que vai dos 4 aos 59 anos.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122