
Já são 93 óbitos em decorrência da dengue em Minas Gerais neste ano de 2024, sendo que, desses, 60 são de mulheres, ou 64,5% do total, enquanto os homens somam 33 (35,5%). O dado é preocupante e também curioso, pelo fato de não haver, até o momento, explicação científica de forma a esclarecer esse atual cenário epidêmico. Os números citados constam no último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde.
No caso das mulheres, dados apontam que as faixas etárias com mais vidas perdidas são as de 30 a 39 anos, seguidas por 40 a 49 e 70 a 79. Fato é que estudos aprofundados serão necessários para explicar o alto indicativo feminino, contudo especialistas adiantam certos fatores que podem favorecer uma maior transmissão da dengue entre as mulheres. Um deles é o ciclo menstrual, segundo análise feita pelo infectologista Carlos Starling, entrevistado pelo jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte.
Continua depois da publicidade
513 MORTES NO PAÍS
“As mulheres em faixa etária reprodutiva apresentam uma vez por mês um período de ovulação, no qual terão uma temperatura corporal um pouco mais elevada e isso pode atrair mais mosquitos”, avalia. Além disso, o infectologista acrescenta o uso mais frequente de saias e shorts em período de altas temperaturas, o que reforça a necessidade do uso de repelentes nas partes do corpo que estão expostas. “O mosquito pica, na grande maioria das vezes, da cintura para baixo”, disse o infectologista ao HD.
Por fim, Starling acredita que o elevado número de óbitos de mulheres pode ser apenas uma “possível coincidência”. Pondera que é preciso levar em consideração que as mulheres são maioria no território mineiro. De acordo o censo demográfico de 2022, elas representam 51% (10,5 milhões) da população, indica o Ministério da Saúde. Em quantidade de óbitos, Minas fica atrás apenas do Distrito Federal, que já ultrapassou a marca de 100. Em relação ao número de casos prováveis da doença, o território mineiro segue em 1º lugar.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122