Saúde

Depois de anotar dois óbitos por dengue em 2025, MG agora confirma a 1ª morte por chikungunya

A vítima é uma idosa com idade entre 80 e 89 anos, natural de Arceburgo, no sul de Minas.

A chikungunya pode apresentar perfil de infecção crônica nos indivíduos infectados (foto: Pixabay)

Os números são inferiores aos anotados em 2024, com as devidas precauções por parte da população e das autoridades devendo persistir. Depois de Minas Gerais confirmar dois óbitos por dengue no primeiro mês do ano, agora, neste começo de fevereiro foi confirmada a primeira morte por chikungunya. A vítima tem idade entre 80 e 89 anos, é natural de Arceburgo, no sul de Minas, e apresentava comorbidades, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.

 

Em curso, está um outro óbito sendo investigado pelo mesmo motivo. Até o dia de ontem, 5 de fevereiro, dados do Governo do Estado indicavam 2.174 casos prováveis de chikungunya em Minas Gerais. A cidade com mais diagnósticos prováveis da doença é Uberlândia, situada na região do Triângulo Mineiro, com 1.301.

 

A febre chikungunya é causada por um vírus transmitido pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti. A doença pode apresentar perfil de infecção crônica nos indivíduos infectados, limitante em muitos casos, causando distanciamento do trabalho e das atividades de rotina do indivíduo acometido, devido a dores intensas nas articulações. Alguns pacientes podem apresentar casos atípicos e graves da doença, podendo evoluir para óbito.

Continua depois da publicidade

DENGUE

 

Em relação a outras arboviroses, o estado de Minas Gerais já anotou dois óbitos por dengue e segue investigando outros 13. Os casos prováveis para essa doença neste ano de 2025 são 22.710, conforme atualização recente por parte do Governo do Estado. Uberlândia também lidera o número de diagnóstico por dengue, com 2.029 casos prováveis. Já a zika tem dois casos confirmados em Minas e 11 prováveis. Nenhuma morte foi confirmada para essa doença.

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122