Saúde

Dia Mundial sem Tabaco: cigarro mata 443 pessoas por dia no Brasil e Governo alerta para uso de cigarro eletrônico

Cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.

Anvisa proíbe a comercialização do cigarro eletrônico no Brasil (foto: Freepik)

O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer lançam campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. Dados apresentados pelos órgãos indicam que crianças e jovens que usam o aparelho têm duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida. O mote da campanha é o Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado nesta sexta (31) e que, este ano, tem como tema a ‘Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco’.

 

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde revelam que 16,8% dos estudantes no Brasil com idade entre 13 e 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, sendo 13,6% com idade de 13 a 15 anos e 22,7% com 16 e 17 anos. Quanto ao sexo, a experimentação é maior entre os homens (18,1%) do que entre as mulheres (14,6%).

 

A variação regional foi significativa, com maior experimentação do cigarro eletrônico nas regiões centro-oeste (23,7%), sul (21,0%) e sudeste (18,4%), ficando menor do que a média nacional o nordeste (10,8%) e o norte (12,3%). Houve ainda alta dos estudantes de 13 a 17 anos que declararam consumo de cigarros nos 30 dias anteriores à data da pesquisa, com o percentual passando de 5,6% em 2013 para 6,8% no último ano.

Continua depois da publicidade

PREJUÍZOS

 

O Ministério da Saúde destaca que os dispositivos eletrônicos para fumar, que englobam os cigarros eletrônicos e outros produtos de tabaco aquecido, têm quantidades variáveis de nicotina e outras substâncias tóxicas, o que faz com que suas emissões sejam prejudiciais tanto para quem faz o uso direto quanto para quem é exposto aos aerossóis.

 

Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução proibindo a comercialização, a fabricação e a publicidade de cigarros eletrônicos no Brasil. Recentemente, em abril último, a diretoria colegiada da agência revisou a legislação e proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar.

 

Dados atuais indicam que o tabagismo mata cerca de 443 pessoas no Brasil por dia e, de acordo com o Inca, o cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122