De seis meses para cá, pouco ou nada mudou na praça e quadra do bairro Cidade Jardim, divisa com o Antônio Caixeta, no município de Patos de Minas. São locais que deveriam servir de espaço para lazer e convivência entre moradores, porém o cenário lá encontrado ao longo deste 2024 pode ser resumido em única palavra: abandono. Estivemos visitando a região citada em março passado, e retornamos ao local na tarde deste dia 26. Diferente da região central, o bairro é mais um na lista dos ‘esquecidos’ pelo poder público.
Na verdade, falta muito para aquela região satisfazer quem por lá reside: a praça, uma imensidão, não oferece atrativo aos moradores. Falta calçada, há lixo pelos cantos e nota-se que usuários de droga utilizam o espaço com frequência, diante de certos objetos que encontramos pelo chão. Em relação à quadra, residentes pontuam que crianças não brincam nela mais, pois o local não traz segurança. Fora a tela danificada, piso e muro quebrados, a ausência de cesta na tabela de basquete, entre outros problemas detectados.
“A nossa praça sempre foi largada. Se a gente for comparar com aquelas do centro, não chega nem perto. A nossa quadra não é coberta, não tem assento, não oferece nem condições para os meninos brincar. A praça simplesmente está ali, e ninguém faz nada por ela”, lamentou a moradora Silésia Velasco. Outro residente, José dos Reis, conta que já foram feitos vários pedidos de melhorias para a região, porém, segundo ele, a praça do bairro parecer ser “a mais abandonada da cidade, pois ela não tem nada”.
Continua depois da publicidade
VERDADEIRO CAOS
Em artigo sobre o Cidade Jardim, publicado neste portal em 21 de março passado, o texto dizia: “Essa quadra, por sinal, tem outras questões que carecem de melhorias urgentes: está cheia de buracos, sem um aro na tabela de basquete, os muros estão pichados e quebrados, várias partes da tela que contorna a quadra estão destruídas, enfim, um verdadeiro caos. Problemas esses que têm deixado os moradores assustados, chateados e preocupados”. Seis meses se passaram e, pelo visto, o cenário se mantém o mesmo.
A prova disso está nas imagens abaixo, além de vídeos e novos depoimentos gravados com moradores do Cidade Jardim: todos esses podem ser visualizados em conteúdo exibido nos stories do perfil de Instagram da Sou Patos (clique AQUI). Lembrando que o material lá inserido permanece disponível por 24 horas, a contar do instante de sua postagem. Este artigo é mais um da sequência de reportagens com o tema ‘Como está o seu bairro?’, cuja intenção é mostrar a realidade sobre o que acontece em Patos de Minas.
(fotos: Sou Patos)
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122