Gerais

Diferente do centro de Patos de Minas, Jardim Paulistano sofre com abandono: lixo na calçada e quadra danificada

É a 2ª vez que visitamos aquele bairro, este ano. Notamos que pouco mudou. Ou quase nada!

Mato brotando na quadra e lixo no chão: cotidiano no Jd. Paulistano (fotos: Sou Patos)

Foi nos primeiros meses deste 2024, quando a nossa equipe esteve visitando o bairro Jardim Paulistano, em Patos de Minas, a convite de moradores. Fomos até a rua Ernani Lemos, onde há uma praça e uma quadra poliesportiva, ao lado de um posto de saúde. Na época, a situação encontrada era crítica: quadra coberta pelo mato, lixo e sujeira por todos os cantos, ambiente propício à proliferação do mosquito da dengue. Neste 5 de setembro, retornamos à região e, chegando lá, notamos que pouco mudou. Ou quase nada!

 

O lixo, agora em maior abundância, segue esparramado pelo chão, distribuído pela calçada, rua, praça e quadra. O serviço de limpeza urbana, comentam os comerciantes locais, é uma falha que permanece há tempos naquele bairro. Mais o abandono da quadra: ainda sem um dos gols, mato brotando no seu piso, telas danificadas e com buracos, a ponto daquele espaço sugerir perigo e riscos, ao invés de ser convidativo ao lazer e à prática esportiva. Tanto, que raros se arriscam a ir até lá, segundo moradores. 

 

Dando continuidade à série de reportagens, com a intenção de mostrar ao internauta a realidade encontrada em bairros de Patos de Minas, a visita realizada hoje, no Jardim Paulistano, faz saltar, mais uma vez, uma indagação que sai da boca dos próprios moradores e comerciantes: por que a região central da cidade segue sendo melhor atendida pelo poder público, enquanto muitos bairros conservam o retrato do abandono?

Raros se arriscam a ir até a quadra praticar algum esporte, segundo moradores (foto: Sou Patos)

Continua depois da publicidade

DEPOIMENTOS

 

“A quadra e a praça daqui deixam um pouco a desejar, em vista das praças que temos visto na cidade. Inclusive, gostaria de pedir que cuidassem mais do nosso bairro, e que tirassem o lixo da calçada onde o pessoal passa”, clamou o comerciante Pedro Marques. Proprietária de um restaurante self-service na rua Ernani Lemos, a senhora Edna comentou que falta limpeza constante na região: “a quadra está jogada e, se ela estivesse no centro, certamente estaria limpa. Há um descaso com este bairro”. 

 

Outros depoimentos foram colhidos por nossa equipe, além de imagens e vídeos, os quais podem ser visualizados em conteúdo exibido nos stories do perfil de Instagram da Sou Patos (clique AQUI). Lembrando que o material lá inserido permanece disponível por 24 horas, a contar do instante de sua postagem. Este artigo é mais um da sequência de reportagens que temos feito com o tema “Como está o seu bairro?”, com a intenção de mostrar a realidade sobre o que acontece em Patos de Minas.

 

Falha no serviço de limpeza urbana: uma reclamação dos comerciantes (foto: Sou Patos)

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122