Saúde

É dengue, gripe ou Covid-19? Saiba diferenciar as doenças e quando buscar ajuda médica

Todas essas doenças são causadas por vírus e os sintomas das infecções são praticamente os mesmos, mas a evolução de cada uma é diferente.

Em Minas, já são 32 óbitos pela dengue em 2024 (foto: Pixabay)

O Brasil ultrapassou 762 mil casos de dengue em 2024. Também foram anotadas 151 mortes pela doença, e outras 523 estão sendo investigadas, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, são 32 óbitos, além de outros 166 estarem sob análise. Em meio à essa epidemia que avança pelo país, os casos de Covid-19 também crescem. Na última semana foram notificados 45.177 novos diagnósticos da infecção.

 

Tanto a dengue, como a Covid-19 e a gripe são doenças causadas por vírus. Mas, ao contrário da Covid e da gripe, a dengue precisa do vetor, no caso, o mosquito Aedes aegypti, para que a transmissão da doença ocorra. Os sintomas das infecções são praticamente os mesmos, mas a evolução de cada uma é diferente, conforme explica o médico infectologista Fernando Chagas.

 

“Os sintomas nos direcionam para o diagnóstico. Por exemplo, num cenário onde a dengue está circulando, pessoas com febre que apresentem dor no corpo, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dor articular, a gente considera de fato que seja dengue. A dengue não costuma pegar o sistema respiratório, então você não vai ver uma pessoa com dengue, com coriza, com dor de garganta, com tosse e acometimento pulmonar”, explica.

Continua depois da publicidade

PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE E COVID

 

Conforme o infectologista, é mais difícil diferenciar a gripe da Covid-19. “Elas se confundem nos sinais e sintomas. Então, sempre que a pessoa tiver sintomas gripais, é importante avaliar com o médico a possibilidade dessas duas doenças”, diz. Em relação à dengue, ele explica: “nos três primeiros dias, até o quinto, a gente pode fazer um exame chamado NS-1, que é um teste rápido disponível em serviços de saúde”, ressalta.

 

Tanto a gripe como a Covid-19 são transmitidas por via superior aérea e ocorre de uma pessoa doente para outra, através de gotículas de secreções respiratórias, como tosse e espirro. Além da vacinação, Chagas destaca outras medidas de prevenção contra as infecções: “qualquer pessoa com sintoma deve usar máscara, além de higienizar as mãos”. Já a principal forma de prevenção contra a dengue é evitar a procriação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, a vacinação, que já ocorre em 11 estados brasileiros, é fundamental.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122