Saúde

Em nova campanha contra a Covid-19, Governo quer vacinar 70 milhões contra variante

O imunizante combate a variante XBB.1.5 do coronavírus, que é a mais transmissível atualmente.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Após receber a primeira remessa de doses atualizadas contra a Covid-19, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, lançou nova campanha de vacinação contra a doença. A meta é imunizar ao menos 70 milhões de pessoas. O imunizante monovalente é tão seguro quanto o bivalente que vinha sendo aplicado, com a vantagem de estar atualizado para combater a variante XBB.1.5 do coronavírus, que é a mais transmissível atualmente.

 

Neste 2024, a vacinação foi incluída no calendário básico nacional e, com isso, tem novo esquema. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser imunizadas com duas doses. Grupos prioritários acima de 5 anos devem receber dose anual ou semestral. E quem não faz parte desses grupos, mas ainda não se vacinou, deve receber uma dose. Em nota, a pasta da Saúde informa que as vacinas estão em processo de distribuição aos estados, de acordo com o agendamento junto à operadora logística. 

Continua depois da publicidade

QUANTITATIVO

 

O quantitativo de doses, segundo a pasta, configura uma espécie de aquisição emergencial, suficiente para abastecer estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas. Conforme o governo, as primeiras vacinas possuem data de validade para os meses de junho e julho de 2024, inscrita nos frascos, mas estendida pela Anvisa para setembro e outubro próximos, conforme recomendado por órgãos de avalição internacional.

 

Por fim, o Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. A pasta orienta que o esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.

  

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122