Gerais

Estados Unidos têm cerca de 38 mil imigrantes brasileiros ilegais sob ordem de deportação

Número reúne cidadãos que feriram as leis migratórias e que já tiveram o processo analisado pela Justiça.

(foto: Imprensa da Casa Branca/Divulgação)

Dados apurados junto ao Serviço de Imigração dos Estados Unidos (EUA) apontam para um total de 38 mil imigrantes brasileiros sob ordem de deportação. Somando esse número ao de ilegais provenientes de outras nações, totaliza quase 1,5 milhão de pessoas vivendo em território americano nessas condições, ou seja, com sentença para serem devolvidos aos países de origem. A informação consta em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, nesta quarta-feira, dia 29.

 

Segundo apurado, o documento do serviço de imigração indica somente imigrantes que não estão detidos e com casos já analisados pela Justiça. Em suma, são pessoas que feriram as leis de imigração americanas e que já tiveram o processo examinado pela Justiça daquele país. Estima-se que estejam vivendo nos EUA cerca de 13,3 milhões de imigrantes ilegais, provenientes de diferentes nações. Ilegais são aqueles desprovidos de documentação que os autorize a viver no país.

 

Conforme dados do Conselho de Imigração Americana (grupo de defesa dos imigrantes), a deportação de todos os cidadãos irregulares, com base no número indicado (13,3 milhões), custaria aos cofres do governo dos EUA cerca de US$ 315 bilhões (em reais, R$ 1,8 trilhão). Nesse caso, as despesas incluiriam prisão, detenção e deportação. O governo brasileiro já descartou o envio de aviões da Força Aérea para trazer deportados.

Continua depois da publicidade

METAS DE TRUMP

 

Esta semana, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, traçou meta de detenções a serem um cumpridas por agentes do Serviço de Imigração. A intenção é capturar entre 1.200 a 1.500 indocumentados por dia, no país, conforme divulgaram os jornais Washington Post e New York Times.

 

Vídeos circularam pelas redes sociais mostrando prisões ocorrendo através de visitas realizadas de porta em porta por agentes americanos, tanto em residências, como em comércios nas cidades de Chicago e Nova York. Essas operações estão sendo feitas em cooperação com agências federais e o Serviço de Delegados dos EUA.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122