
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, com alta taxa de mortalidade, podendo levar a óbito 50% dos pacientes. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a arbovirose tem como principal forma de prevenção a vacinação. Todavia, de acordo com o Governo de Minas Gerais, 33.223 crianças menores de um ano ainda não se imunizaram contra a doença no estado. A cobertura vacinal é de 71,17%, segundo dados do Ministério da Saúde, enquanto a meta preconizada pelo órgão é de 95%.
No final de março passado, um morador de Águas de Lindoia, estado de São Paulo, veio a óbito após contrair a doença, que teria como provável local da infecção o município de Monte Sião, em Minas. O paciente não tinha registro da vacina. Já quanto às notificações de morte de macacos (epizootia) confirmadas para a febre amarela neste 2024 – o que representa um sinal de circulação do vírus – o estado contabilizou quatro até agora: duas em Bueno Brandão, uma em Santa Rita de Caldas e uma em Belo Horizonte.
Além de recomendar aos municípios mineiros a intensificação vacinal e o monitoramento rápido de coberturas vacinais nos territórios, a Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, também intensificou a vigilância epidemiológica por Minas, diante da ocorrência de epizootias e de casos humanos de febre amarela.
Continua depois da publicidade
ESQUEMA VACINAL
O Programa Nacional de Imunização recomenda que crianças entre nove meses de vida e menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias) recebam uma dose aos nove meses de vida e uma de reforço aos quatro anos. Já as pessoas a partir de cinco anos que receberam apenas uma dose antes de completarem cinco anos, devem receber o reforço. As pessoas de cinco a 59 anos não vacinadas devem receber uma dose única. A vacina é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado.
A febre amarela é uma doença infecciosa, cujos sintomas são febre de início agudo, associada à icterícia, e pode evoluir com fenômenos hemorrágicos e sangramentos. Dores de cabeça, dores musculares, náusea, vômito, confusão mental, diminuição da diurese também são sintomas. Uma parte dos pacientes evolui para a forma leve da doença, mas as formas moderadas e graves têm uma alta taxa de mortalidade, podendo alcançar até metade dos pacientes que contraíram o vírus.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122