Saúde

Fevereiro Roxo: planta ora-pro-nóbis pode ser útil na luta contra o Alzheimer

Campanha teve início em 2014 em Minas Gerais, com o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. A partir de então, expandiu-se por todo o Brasil.

Ora-pro-nóbis é uma planta de cultivo simples, podendo ser cultivada em casa (foto: Freepik)

A campanha ‘Fevereiro Roxo’ busca sensibilizar sobre a importância dos exames preventivos e diagnósticos de três doenças incuráveis: lúpus, Alzheimer e fibromialgia. No entanto, a conscientização e o tratamento adequado oferecem aos portadores a oportunidade de buscar uma melhor qualidade de vida. Iniciada em 2014 no estado de Minas Gerais, com o lema ‘Se não houver cura, que ao menos haja conforto’, a campanha expandiu-se por todo o Brasil.

 

Neste artigo, iremos abordar o Alzheimer e, mais especificamente, falaremos de uma planta que foi mal aproveitada no passado, por falta de conhecimento sobre as suas propriedades nutricionais e medicinais. No entanto, com o veganismo em alta na atualidade, uma maior atenção vem sendo dada a ela. É o ora-pro-nóbis, que possui comprovadas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, usadas tanto em sua forma tópica, quanto por via oral.

 

Essa planta, por sinal, é de cultivo simples e de fácil acesso a todas as pessoas. Pode, inclusive, ser plantada em qualquer canto de uma residência. Os flavonoides são os elementos antioxidantes encontrados no ora-pro-nóbis, os quais previnem ou reduzem a oxidação danosa de todas as células do corpo humano. Com isso, ao combater esse efeito, também se combate a transformação de células saudáveis em células doentes. Essa ação pode combater doenças graves, como o Alzheimer, por exemplo.

Continua depois da publicidade

VANTAGENS À SAÚDE

 

Outra vantagem, nesse sentido, é o magnésio encontrado na ora-pro-nóbis, o qual traz benefícios à saúde. Junto com o cálcio, esse mineral ajuda a desenvolver e fortalecer os ossos. O fortalecimento dos músculos também está incluído no poder do magnésio. Sem contar que ele dá um upgrade na memória, melhora o aprendizado e ainda previne a diabetes, porque consegue regular a taxa de glicose no sangue. Assim fica impossível dispensar os benefícios da ora-pro-nóbis, incluindo a sua utilidade na luta contra o Alzheimer. 

 

O Alzheimer, afinal, é uma doença degenerativa com sintomas como falta de coerência na fala e perda de memória. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, afeta aproximadamente 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo, número que o órgão estima que deve dobrar até 2030. No país, a Associação Brasileira de Alzheimer revela que 1,2 milhão de brasileiros sofrem com a doença.

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122