Cultura & Turismo

Filme contando a história do rock de Patos de Minas será lançado no próximo mês

Projeto conta a história a partir da década de 80 (foto: Divulgação/Dino Patense)

Já tem data marcada o lançamento do filme ‘Patos: o rock que nos trouxe até aqui’: será em 25 de junho próximo. Trata-se de um documentário com duração de 25 minutos, que narra a trajetória do rock ‘n’ roll na terra do milho, a contar da década de 80 aos tempos atuais. O projeto é uma idealização da Dino Patense Produções Artísticas, o qual começou a ser produzido em dezembro passado, com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo.

 

Dirigido por Martinelli, com pesquisas feitas por Moisés Martins, o conteúdo apresenta trajetória que percorre quatro décadas detalhando a evolução do rock na cidade, através de recortes de momentos quase esquecidos pelo tempo. O início se dá nos anos 80, quando Patos de Minas foi palco do primeiro show do Legião Urbana. Percorre os anos 90 e 2000, até alcançar a atualidade, com o surgimento da Dino Patense.

 

“Tem sido meses de muito trabalho e dedicação, com o foco na construção e, a partir das próximas semanas, na conclusão deste material inédito e de grande importância para a cultura de Patos de Minas”, explica Martinelli, que conta com uma equipe de produção afiada em resgatar e disponibilizar aos olhos de todos aquelas bandas e personalidades musicais que deixaram e deixam o seu rastro cultural na cidade.

Continua depois da publicidade

O ROCK EM PATOS

 

A década de 90 talvez tenha sido o período quando o rock realmente começou a apresentar caras, vozes e estilos em Patos de Minas. Não que anterior a essa data nada acontecia. Tanto, que há importante registro, em setembro de 1982, quando Patos sediou o primeiro show de uma das mais emblemáticas bandas do rock brasileiro, o Legião Urbana. A apresentação ocorreu no Festival Rock no Parque, realizado na Arena Rodeio, no Parque de Exposições.

 

Dos anos 90 pra cá, a evolução do rock ‘n’ roll na cidade seguiu ordem crescente. Prova disso está nas diversas bandas que foram surgindo e nos eventos que foram sendo criados. Ao longo das décadas, grandes apresentações e festivais marcaram a cultura local, como o Festival Marreco, September Motofest, Pato Rock, Discoteca do Rock, Rock no Parque, Moto Hells, Patos Musical, Festival Grito Rock e outros.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122