Foram três dias de entusiasmo, valorização cultural, encontros e aprendizados no Teatro Leão de Formosa, durante a realização do Cine Território, o 1º Festival de Cinema de Patos de Minas. O evento, com três dias de duração, encerrou-se no último sábado (11), premiando os trabalhos indicados pela comissão julgadora que avaliou 24 obras selecionadas para participar da mostra competitiva. Ao final, o vencedor na categoria de ‘Melhor Filme’ foi para: ‘Com Amor Andrade’, de Ítalo Vieira, da cidade de Patrocínio.
Na categoria ‘Melhor Documentário’, o primeiro lugar foi para ‘Congado: Um reino oculto no Brasil profundo’, de Helvécio Furtado Jr., representando Patos de Minas. A ‘Melhor Direção’ ficou para o filme ‘Sua benção: o ofício das benzedeiras, benzedores e ministros’, de Flávio Arvelos, novamente por Patrocínio. Outros dois trabalhos receberam menções honrosas: ‘Esperança de Natal’, de Dilleygor Lagares, por Patos; e ‘Causos de Domingo: o corpo-seco’, de João Pedro Thedoro, do município de Uberlândia.
Continua depois da publicidade
IDENTIDADE CULTURAL
Com o tema ‘Revivendo memórias; criando novas histórias’, o Cine Território procurou se posicionar como uma plataforma de valorização da identidade cultural local. As cidades que tiveram filmes selecionados foram: Patos, com seis produções; outras seis de Patrocínio; além de trabalhos de Guimarânia, Coromandel, Uberlândia, Uberaba, Araxá, Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté e Tupaciguara. Os recursos utilizados na realização do projeto foram da Lei Paulo Gustavo, sob a liderança de Rafael Caldas.
Além da exibição de filmes, o evento contou com a participação de outros segmentos culturais, como a apresentação folclórica da aldeia indígena Xucuru-Kariri. Oficinas de iniciação audiovisual também foram ofertadas às crianças da rede municipal de ensino, além das exposições ‘Nossos cantos, recantos e encantos’, da artista plástica Leonor Rios; e ‘Território Literário’, com livros de Deuzania Alves dos Santos, Mestre Tinga das Gerais e Tamara Ribeiro.
(fotos: Divulgação/Cine Território)
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122