À ordem

Ernani Spagnuolo

 

Advogado, Cientista Jurídico, Político e Social. Instagram: @uadvogado

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Fraude no INSS: saiba se você foi uma vítima

Nos últimos anos, diversos aposentados e pensionistas do INSS vêm denunciando descontos indevidos em seus benefícios, relacionados à contratação não autorizada de serviços como seguros, clubes de vantagens ou associações.

 

Em muitos casos, os beneficiários sequer têm conhecimento da existência desses descontos até perceberem valores menores em seus extratos mensais.

 

Esses abatimentos costumam aparecer com descrições genéricas, dificultando a identificação de sua origem, e muitas vezes estão vinculados a entidades das quais os aposentados nunca ouviram falar, o que levanta suspeitas de fraudes sistêmicas.

 

Esses descontos estão sendo investigados pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União.

 

Siga o passo a passo para saber se você ou alguém que você ama foi vítima do golpe do desconto indevido.

 

Como verificar se há desconto indevido na aposentadoria do INSS:

 

–  Para consultar descontos realizados no benefício, é necessário possuir uma conta no portal Gov.br e acessar o extrato de pagamento por meio do aplicativo ou site Meu INSS. No extrato, constam todos os valores descontados do benefício, sejam referentes a mensalidades associativas ou a crédito consignado.

–  Passo a passo para a consulta:

–  Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;

–  Faça login com o CPF e a senha do Gov.br;

–  Na tela inicial, selecione a opção “Extrato de benefício”;

–  Clique sobre o número do benefício desejado;

–  O extrato será exibido com o valor do benefício e os descontos aplicados, se houver.

 

Como consultar o extrato do benefício do INSS?

 

O primeiro passo para identificar um pagamento não autorizado é emitir o extrato do pagamento concedido pelo INSS ao aposentado ou pensionista. É possível emitir o histórico de transações por meio do site do Instituto, do aplicativo ou em agências bancárias.

 

–  Acesse o aplicativo Meu INSS ou o site do Instituto.

–  Informe o CPF e a senha do gov.br.

– Selecione a opção Extrato de Contribuição (CNIS).

–  O extrato será exibido na tela.

–  Clique no botão Mensalidade Associativa.

 

Como consultar o pagamento da “mensalidade associativa”?

 

–  Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS.

–  Entre com os dados pessoais para acessar a conta.

–  Busque pela opção Mensalidade Associativa.

–  Caso prefira, ligue para a Central 135.

 

Como excluir desconto pelo Meu INSS:

 

–  Acesse o Meu INSS com login e senha.

–  Na página inicial, selecione Novo Pedido.

–  No campo de busca (ícone da lupa), digite Excluir mensalidade.

–  Serão exibidas opções; selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.

–  Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.

–  Após atualizar os dados, selecione Avançar.

–  Leia as instruções e clique em Avançar.

–  Informe os dados solicitados e clique em Avançar.

–  Anexe os documentos (se necessário) e vá em Avançar.

–  Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.

–  Confira os dados informados no requerimento.

–  Marque a opção Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.

 

Como pedir devolução:

 

O estorno dos pagamentos pode ser solicitado diretamente à associação ou por meio de contato com o INSS para intermediar a situação. Veja o passo a passo:

–  Acesse o extrato do benefício;

–  Identifique a associação responsável pelo desconto;

–  Entre em contato com o telefone 0800 da associação e solicite a devolução;

–  Se preferir, envie um relato e o pedido de ressarcimento para o e-mail acordo.mensalidade@inss.gov.br;

–  O órgão irá solicitar os documentos que comprovem a autorização do desconto ou a necessidade de devolução dos valores.

 

No fim, fica a recomendação de sempre: procurar um advogado de confiança para se inteirar dos assuntos.

 

 

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