Gerais

Horário de verão: órgão do governo recomenda volta; decisão deve sair nos próximos dias

Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019.

O último ano de horário de verão foi em 2019 (foto: Agência Brasil/Arquivo)

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o governo federal informa que irá avaliar o cenário, devendo tomar uma decisão nos próximos dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão. O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional.

 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que “temos hoje uma política de planejamento do setor elétrico muito alicerçada na ciência e na busca do equilíbrio entre segurança energética e melhor tarifa para a população. E com base nisso, vamos analisar a situação”. Em reunião junto aos membros do ONS, foram apresentados dados da crise hídrica vivenciada no Brasil. Segundo análise, o país tem, hoje, o menor índice pluviométrico dos últimos 74 anos.

Continua depois da publicidade

MELHOR AVALIADA

 

Alexandre Silveira disse que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024 graças ao planejamento adotado. Por isso, a adoção do horário de verão ainda será melhor avaliada. No entanto, o ministro destacou que é preciso pensar a longo prazo, com o olhar em 2025 e 2026. Ele afirmou que ainda não está convencido e que é necessário serenidade para avaliar alternativas e conversar com os setores interessados, antes de avançar na discussão.

 

Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo passado decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética. 

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122