
Dezesseis milhões de pessoas devem ser beneficiadas pela medida.
Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a ser percebidos nesta semana, no contracheque dos assalariados que ganham até R$ 5 mil brutos por mês. Eles estarão totalmente isentos do Imposto de Renda. E aqueles com renda de até R$ 7.350 terão redução gradual do imposto retido na fonte.
As alterações começaram a valer para os salários pagos a partir de janeiro, com reflexo a partir do pagamento de fevereiro. Segundo o Ministério da Fazenda, 16 milhões de pessoas devem ser beneficiadas pela medida. Com a nova regra, ficam totalmente isentos do Imposto de Renda, desde que a renda mensal total não ultrapasse R$ 5 mil, os trabalhadores com carteira assinada, os servidores públicos e os aposentados e pensionistas do INSS ou de regimes próprios.
Já os rendimentos acima de R$ 7.350 continuam seguindo a tabela progressiva de descontos do Imposto de Renda atual (até 27,5%).
Integrante do Conselho Federal de Contabilidade, Adriano Marrocos tranquiliza trabalhadores com carteira assinada, pois a isenção para quem recebe até R$ 5 mil, e os descontos graduais para quem tem renda de R$ 5.001 a R$ 7.350, serão automáticos. “Quem tem emprego, não precisa se preocupar, pois os cálculos são automáticos nos programas que geram as folhas de pagamento. O que a pessoa deve observar é que há o cálculo combinado com o redutor adicional e o desconto simplificado”.
Continua depois da publicidade
ORIGEM DO DINHEIRO
A conta da renúncia fiscal – estimada em R$ 25,4 bilhões – será paga por quem está no topo da pirâmide econômica. Para compensar a perda de arrecadação, foi criado o Imposto de Renda da Pessoa Física Mínimo (IRPFM). Entram no cálculo os salários recebidos; lucros e dividendos; e rendimentos de aplicações financeiras tributáveis.
A estimativa do governo é de que cerca de 141 mil contribuintes serão afetados. Desde 1º de janeiro, a regra é válida para quem tem: renda mensal de acima de R$ 50 mil (R$ 600 mil/ano), alíquota progressiva de até 10%; renda acima de R$ 1,2 milhão/ano: alíquota mínima efetiva de 10%.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122