Gerais

Jovens Nem-Nem: 24% dos brasileiros entre 18 e 24 anos não estudam e nem trabalham, diz novo estudo

Análise é da OCDE, que avalia índices de educação e trabalho em 38 países, além de possuir parceiros estratégicos, caso do Brasil.

(foto: Agência Brasil/Paulo Pinto)

Aproximados 24% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos não estão no mercado de trabalho, além de não estudarem. Essa informação consta no mais novo relatório internacional Education at a Glance (EaG), divulgado nesta terça (10), pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Quando dividido por gênero, as mulheres têm um percentual ainda maior dos chamados ‘nem-nem’.

 

O estudo mostra que 29,4% das mulheres da faixa etária citada não estudam e nem trabalham, em comparação a 18,7% dos homens. Em ambos os gêneros houve significativa redução percentual em relação a 2016, quando 37,1% das mulheres estavam nessa estatística, e 21,7% dos homens. A OCDE avalia os índices de educação e trabalho em 38 países, e possui parceiros estratégicos, que incluem Brasil, Argentina, China, Índia, Indonésia e África do Sul. 

Continua depois da publicidade

FALTA DE ESTUDO

 

A média brasileira de ‘nem-nem’ é maior que a das nações que compõem a OCDE, em que 13,7% dos jovens de 18 a 24 anos pertencentes à citada organização estão fora do mercado de trabalho e não estudam. Em comparação com as nações parceiras da OCDE, o Brasil tem o terceiro maior número de ‘nem-nem’, ficando atrás apenas de Argentina (24,1%) e África do Sul (48,8%). O relatório aponta a falta de estudo como um dos fatores que dificulta na hora de conseguir um emprego.

 

O estudo da OCDE traz uma série de indicadores que permitem comparar os sistemas educacionais dos países e das regiões participantes. O Brasil participa do EaG desde a primeira edição, no ano de 1997. A OCDE é uma organização econômica, com 38 países membros, fundada em 1961 para estimular o progresso econômico. O Brasil era um parceiro da organização até 2022, quando passou a integrar a lista de candidatos a integrar a OCDE. 

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122