Saúde

Julho Verde: alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço; MG teve 22,7 mil casos em 5 anos

Esse é o quinto tipo de câncer mais incidente no Brasil, porém seu índice de cura pode chegar a 90% se tratado precocemente.

A campanha deste 2024 está na sua 8ª edição (foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo)

Neste mês, a campanha ‘Julho Verde’ intensifica os alertas sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer na região da cabeça e pescoço, que atinge órgãos como boca, língua, gengivas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, cavidade nasal, seios paranasais e glândulas salivares. A campanha, em sua 8ª edição, é promovida pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço. Em abril de 2023, a Lei 14.328 oficializou o período como Mês Nacional de Combate a esse tipo da doença.

 

Esse é o quinto tipo de câncer mais incidente no Brasil, porém seu índice de cura pode chegar a 90% se tratado precocemente, apontam especialistas. Em Minas Gerais, entre o período de 2019 e 2024, foram anotados mais de 22,7 mil casos e 8.645 óbitos em razão desse tipo de câncer. Dentre as neoplasias de cabeça e pescoço, o câncer de lábio e cavidade oral estão entre os mais prevalentes.

 

Ao longo dos últimos cinco anos, foram diagnosticados 3.504 casos do câncer de orofaringe e 2.976 casos da doença na língua e mais de 30 mil internações associadas ao câncer de cabeça e pescoço. Cerca de 66% delas estavam relacionadas ao câncer de boca. Atualmente, em Minas, o tratamento para esse tipo de doença é realizado em 17 municípios, que são responsáveis pela demanda de todo o estado.

Continua depois da publicidade

TEMA DA CAMPANHA

 

O mote trabalhado no ‘Julho Verde’ deste ano é ‘Não dê chance ao câncer de cabeça e pescoço’, com o intuito de chamar atenção para os fatores de risco. A campanha pretende conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, de modo a evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.

 

Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para o triênio 2023/2025 o surgimento de cerca de 40 mil casos novos de cânceres de cabeça e pescoço por ano, no país. Segundo médicos, como grande parte dos brasileiros não tem acesso à informação, o ‘Julho Verde’ visa disseminar as formas de prevenção, os sinais e sintomas que levam à suspeita desses tumores, que vão permitir um diagnóstico precoce.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122