
Fato: a cachaça rebate o preconceito e cresce como bebida no Brasil e no mundo. E nessa fase evolutiva, com o destilado já sendo servido nos melhores restaurantes, eis que Minas Gerais e toda a região sudeste se destacam, quando o assunto é a bebida. Afinal, Minas é o estado com o maior número de cachaçarias registradas: são 504 estabelecimentos (41,4% das cachaçarias do país), conforme divulgado no Anuário da Cachaça 2024.
Já a região sudeste, que reúne além de Minas, outros três estados, conta com 67,3% das cachaçarias nacionais: são 819 estabelecimentos. Isso prova que o cenário da bebida tem mudado, com a valorização dos ingredientes nacionais. Hoje, há um projeto bem encaminhado para distinguir cachaças artesanais das industriais e, nos bares, o destilado mostra a sua versatilidade em coquetéis que vão além da caipirinha.
Nossa reportagem conversou com um expert em vendas e degustação da bebida. Ele é Max Roberto, proprietário da Urias Fogos e Cachaças, em Patos de Minas. Recém chegado da 33ª edição da ExpoCachaça, em Belo Horizonte, aceitou opinar sobre o mercado do destilado, sobre o evento realizado na capital mineira e outros assuntos ligados ao tema. Casado com Juliane Amâncio e pai de dois filhos, Tiago e Luíza, concedeu a seguinte entrevista:
Continua depois da publicidade
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122