O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo para baixa umidade em Minas Gerais e em outros 15 estados, além do Distrito Federal. Nessas regiões, a umidade relativa do ar tem variado entre 12% e 20%. O instituto também registra alerta amarelo – de perigo potencial – para baixa umidade em três unidades federativas: Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.
Os estados com alerta laranja são: Tocantins, Rondônia, Pará, Bahia, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e o Distrito Federal. O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.
Continua depois da publicidade
BELO HORIZONTE
A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, registrou ontem, dia 4, um dos piores índices de qualidade do ar do mundo. A plataforma de monitoramento suíça IQAir ranqueou a capital mineira entre as cidades com a maior poluição atmosférica. Na madrugada de quarta-feira (entre 1h e 6h), por exemplo, quem estava em Belo Horizonte respirava um ar comparável ao de Pequim, na China, um dos maiores centros industriais do planeta.
Para se ter ideia, o ar da capital do estado está cerca de 10 vezes mais poluído que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo o monitoramento da IQAir. A situação deve continuar assim pelo menos até o próximo sábado (7). Segundo especialistas, crianças, idosos e pessoas que vivem com doenças pulmonares são os mais afetados pelo tempo seco. Em casos de sensibilidade respiratória, o uso de máscaras volta a ser opção.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122