
Minas Gerais foi o estado com o maior percentual de famílias endividadas no Brasil no ano passado, ao lado do Rio Grande do Sul, ambos com índice de 90,8%. Pelo país, 76,7% das famílias fecharam 2024 com alguma dívida, seja adimplente ou inadimplente. Tais informações foram apresentadas ontem (22), na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Outros estados que aparecem no topo da lista são Espírito Santo (89,8%), Ceará (89,4%) e Paraná (88,6%). Já o de menor índice é Goiás, com 62,3%. O estudo indicou também a proporção média de famílias com dívidas em atraso: 29,3% do total de lares no país em dezembro de 2024, ultrapassando o nível anotado em 2023. Entre os consumidores brasileiros, 13% disseram estar impossibilitados de quitar débitos atrasados, o maior índice já computado.
Continua depois da publicidade
CARTÃO DE CRÉDITO
Segundo a análise, o endividamento da população pode ser influenciado por diferentes fatores, como a disponibilidade de crédito, taxas de juros, condições econômicas e comportamento de consumo. O cartão de crédito segue sendo a modalidade de crédito mais utilizada pelos brasileiros, representando 83,8% das dívidas contraídas em 2024. Contudo, notou-se um crescimento na procura por crédito pessoal, impulsionado pela redução das taxas de juros dessa modalidade.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122