Gerais

Mudança climática: uma em cada três cidades de MG está sob ameaça de desastres naturais

Dados do Governo Federal indicam que 283 cidades mineiras correm risco de enxurrada, inundação e/ou deslizamento.

(foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Segundo divulgou o jornal Estado de Minas, de Belo Horizonte, uma em cada três cidades mineiras corre risco crítico para ocorrência de desastres naturais, conforme números da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República. “No total, são 283 municípios nessa situação, um total que subiu 185% desde o levantamento anterior, feito em 2012 pelo mesmo órgão”, aponta o periódico.

 

A lista, de acordo com o jornal, tem o objetivo de facilitar o direcionamento de políticas públicas por parte do Governo Federal, sobretudo no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – a União pretende investir R$ 1,7 trilhão em diversas obras pelo país até 2026. São 184 cidades mineiras em risco crítico de desastre natural incluídas no levantamento mais recente, que se somam às 99 que já o integravam. A Casa Civil considera três tipos de tragédias: deslizamentos, enxurradas e inundações.

 

Considerando os três recortes, há casos de prefeituras que registram todos os parâmetros em situação crítica, como as situações de Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Betim e Ribeirão das Neves, só para citar municípios com mais de 300 mil habitantes. Na realidade, a União enquadra a maior parte das cidades mineiras incluídas no levantamento nessa dura realidade: 159 das 283, ou 56% daquelas listadas, convivem com esse cenário de insegurança em diferentes frentes a cada período chuvoso.

Continua depois da publicidade

96 DECRETOS EMITIDOS

 

Na última temporada de cheias, iniciada em outubro passado e finalizada em março deste ano, o Gabinete Militar do Governador emitiu 96 decretos de situação de anormalidade por desastres relacionados às chuvas em Minas Gerais. Outros nove reconhecimentos do tipo aconteceram na primeira quinzena de abril, após o período de pluviosidade oficial, mas ainda provocados pela combinação entre as precipitações de alta intensidade e a falta de infraestrutura das cidades.

 

No total, o estado teve 105 cidades com decreto de situação de anormalidade por conta das chuvas. Dessas, 56 (53%) também integram o mapeamento feito pelo Governo Federal acerca dos municípios em estado crítico para ocorrência de desastres.

 

Pelo país, são 1.942 cidades em risco crítico, de acordo com a Casa Civil do Governo Federal. Portanto, 34,8% das 5.570 prefeituras brasileiras vivem sob ameaça de inundações, enxurradas e/ou deslizamentos. Até por ter mais municípios, Minas Gerais é o estado com mais prefeituras listadas (283), à frente de Santa Catarina (207), São Paulo (172), Rio Grande do Sul (142) e Bahia (137).

  

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122