
Em continuidade às obras em Patos de Minas, a Copasa informa que uma nova intervenção será executada na madrugada desta terça (30) para quarta (31). Com isso, ocorrerá a interrupção do bombeamento de água para o município por algumas horas. A companhia alega que haverá impacto mínimo na vida dos cidadãos, diferente do ocorrido no mês passado, quando vários bairros ficaram vários dias sem água. Caso ocorram intermitências, a situação deverá ser normalizada, de forma gradativa, até sexta, dia 2.
Em nota, a Copasa explica que, ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna instantaneamente, a normalização do abastecimento ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Isso porque, mesmo com a ajuda de potentes bombas, devido à gravidade, a água chega primeiro nos imóveis de áreas com baixo relevo e, em seguida, naqueles em regiões mais altas. Por essa razão, a empresa avisa que economizar esse recurso neste momento, contribui para garantir o acesso à água.
A Copasa pontua que as intervenções consistem na execução de um furo no poço de sucção da captação, a fim de instalar mais um novo conjunto motobomba, um equipamento mais potente do que está em uso atualmente, e que terá a capacidade de bombear água em maior quantidade para a Estação de Tratamento (ETA).
Renata Thompson, gerente da Unidade de Serviço de Apoio Administrativo Oeste, explicou que as datas e os horários dos serviços foram estrategicamente pensados. “Costumeiramente, o consumo é menor na terça e quarta, razão pela qual definimos essa data para execução do serviço. E a madrugada é um horário em que a maior parte da população está dormindo, portanto, não ocorrem picos de gastos elevados de água, o que contribui para preservar o nível regular dos reservatórios que, por sua vez, ganham mais tempo de autonomia para abastecer os clientes mesmo com a produção paralisada. E ainda estamos no período frio, fator que também favorece a redução do consumo”, explicou.
Continua depois da publicidade
PLANO DE CONTINGÊNCIA
Somado a isso, outros esforços serão feitos, para garantir um impacto mínimo à população e para evitar que a situação ocorrida durante a manutenção executada em junho se repita. As equipes técnicas permanecerão monitorando o cenário nos diversos pontos da cidade e, caso haja necessidade, manobras operacionais serão realizadas para enviar água a todos os patenses.
Caminhões-pipa estarão carregados para dar suporte no abastecimento de áreas prioritárias, como unidades de saúde e instituições de ensino. Já as unidades de captação, tratamento e distribuição irão operar em capacidade máxima para dar celeridade na recuperação do sistema. Grupos de geradores estarão a postos para garantir o funcionamento das unidades, caso ocorra algum tipo de falha elétrica. O plano de contingência também foi informado à administração municipal e à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento de Minas Gerais (Arismig), que fiscaliza a Copasa.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122