A onda de calor que atinge Patos de Minas segue impactando os termômetros. A temperatura, na tarde desta terça, dia 3, pode ultrapassar a casa de 35ºC. O alerta em relação a esse fenômeno climático foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no último final de semana. Segundo a previsão, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média ao longo desta semana, em várias cidades de Minas Gerais e, também, do país, o que indica “risco à saúde”.
Com isso, a umidade do ar pode atingir níveis críticos, com valores abaixo de 12% em regiões afetadas. O Triângulo e o Alto Paranaíba são áreas em alerta, indica o Inmet. A título de comparação, no deserto do Saara (norte da África), a umidade relativa do ar varia entre 14% e 20%. Segundo a Organização Mundial de Saúde, quando a umidade relativa do ar está abaixo de 30%, a situação é tida como preocupante. Com a atuação da massa de ar seco, a recomendação é que a população mantenha hidratação regular.
Continua depois da publicidade
PELO BRASIL
A terça-feira (3) vem sendo de calor na maior parte do Brasil. Dados do Inmet mostram que 17 capitais têm máximas acima de 30ºC. O recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso: Cuiabá tem 42ºC. As outras temperaturas acima de 30ºC, entre as capitais, estão em Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), Palmas (38º), São LuÍs (33º), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º) Goiânia (36º), Brasília (31º), BH (34º), RJ (31º) e SP (31º).
A baixa umidade tem atingido grande parte do país. Toda a região centro-oeste, bem como os estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, estão afetados pela seca. Além disso, parte da região norte e nordeste do país, além dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (nos municípios mais afastados do litoral) estão incluídos em grau de “perigo potencial” pelo Inmet.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122