
O Ministério da Saúde inicia, nesta semana, a 2ª fase da coleta de dados de um estudo de base populacional sobre a Covid-19 no Brasil. Durante este mês, serão realizadas visitas domiciliares a 33.250 pessoas que tiveram a doença e que residem em 133 municípios. De Minas Gerais, são 13 cidades, entre elas Patos de Minas. O objetivo é levantar dados para subsidiar a criação de políticas públicas direcionadas ao tratamento das condições pós-Covid ou Covid longa, classificadas como sequelas da doença.
O estudo, denominado ‘Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil’, é coordenado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente e encomendado à Universidade Federal de Pelotas. Em nota, o ministério destacou que, até o momento, não existem estimativas sobre o impacto da doença a longo prazo. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 20% das pessoas infectadas desenvolvem condições pós-covid.
A expectativa é que o período de coleta de dados dure entre 15 e 20 dias. A pesquisa usará informações de 250 cidadãos de cada um dos municípios selecionados que já fizeram parte das quatro rodadas anteriores do trabalho científico, em 2020 e 2021. Para isso, equipes de entrevistadores visitarão as residências para ouvir os moradores sobre questões centradas em pontos como vacinação, histórico de infecção, sintomas de longa duração e efeitos da doença sobre o cotidiano.
Além de Patos, as outras 12 cidades de Minas Gerais que farão parte da pesquisa são: Belo Horizonte, Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Barbacena, Varginha, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Divinópolis.
Continua depois da publicidade
ENTREVISTADORES IDENTIFICADOS
As entrevistas serão realizadas pela empresa LGA Assessoria Empresarial, contratada pelo ministério. “Os profissionais que farão o contato direto com os moradores para a coleta dos dados receberam treinamento e estarão devidamente identificados com crachás da empresa e coletes brancos com as marcas da UFPel, da Fundação Delfim Mendes Silveira e da LGA”, destacou a pasta.
Para auxiliar com o processo de divulgação, as prefeituras das 133 cidades envolvidas no estudo foram comunicadas do trabalho – por meio de suas secretarias municipais de Saúde – e participaram de reunião online com o epidemiologista Pedro Halla, coordenador da pesquisa, e integrantes do ministério. A orientação é que, em caso de dúvidas, os moradores entrem em contato com as prefeituras. A empresa LGA também pode ser acionada através dos telefones (31) 3335-1777 e (31) 99351-2430.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122