
Os dados são oficiais. Minas Gerais é o estado mais atingido pela dengue neste ano de 2024 no Brasil. Segundo o último relatório, já são mais de 833 mil casos prováveis da doença. Outros dois estados das regiões sudeste e sul, São Paulo e Paraná, aparecem na sequência, com 535 e 246 mil diagnósticos, respectivamente. Em relação aos óbitos, Minas contabiliza 152 vidas perdidas, sendo que outras 541 estão sendo investigadas.
Além da dengue, a chikungunya também atinge o território mineiro com mais de 72 mil casos prováveis, 28 mortes confirmadas e outras 28 sob análise. Mas o que faz de Minas Gerais uma região com tantos casos da doença? Especialistas dizem que o estado pode estar sofrendo mais com as transmissões em razão de fatores climáticos, ambientais e devido ao relaxamento de medidas de controle que combatem a doença.
Outro ponto levantado é a presença dos quatro sorotipos da dengue ao mesmo tempo em Minas. Segundo apurado, isso cria uma situação atípica onde mais pessoas podem se infectar novamente pela doença. Uma terceira consideração seria o espaço geográfico de Minas, como um dos fatores que pode contribuir para a quantidade de infectados. Conforme dados do Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência de Minas é o 2º maior do Brasil, ficando atrás apenas do Distrito Federal.
Continua depois da publicidade
DEMORA NA CONFIRMAÇÃO DE MORTES
Até ontem, dia 1º de abril, Minas Gerais confirmava 321.587 dos mais de 833 mil casos prováveis de dengue. Há 152 óbitos e outros 541 estão em investigação. A quantidade de mortes que estão aguardando análise é quase quatro vezes maior, situação que dificulta a leitura do real cenário de mortalidade no estado.
O setor da Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde admitiu demora na confirmação de óbitos e explicou que a diferença de informações se dá pelo tempo de atualização das investigações dos casos suspeitos, considerando que alguns óbitos, inicialmente taxados como decorrentes da dengue, são posteriormente desconsiderados após análises laboratoriais.
O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:
Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108
Centro
Patos de Minas – MG
CEP: 38.700-122