Entre linhas e leis

Rayanne Bárbara

Advogada com 10 anos de experiência em advocacia cível, atuando em demandas de indenização, relações de consumo, contratos, negócios imobiliários, direito de família e sucessões. Atualmente, é Coordenadora Jurídica no Mírian Gontijo Advogados, onde presta assessoria preventiva a empresas e cooperativas, com foco na elaboração de contratos, pareceres e serviços administrativos junto a órgãos públicos.

Quem sou eu hoje e quem eu posso me tornar em 2025?

Em um mundo entre tantas pessoas, com tantas possibilidades, oportunidades, vontades, quem é você? Somos obras de Deus, criaturas perfeitas, porém inacabadas, em constante construção e evolução. Viemos ao mundo por obra do Criador para aprender, servir e transmitir um legado – é isso que nos dá sentido e é nisso que acredito!

 

Iniciamos, agora, o mês de dezembro, tempo de olhar para dentro, refletir sobre o que passou e se perguntar: “Quem sou eu hoje?” e, mais importante, “Quem eu quero me tornar”?

 

Nesta época tão especial do ano, repleta de celebrações, vimos claramente o significado que este mês carrega, diante da dualidade do fim e do recomeço, e temos a certeza de que é o momento de rever a trajetória que percorremos e de recalcular a rota, com a bagagem um pouco mais cheia, porém aberta para infinitas possibilidades que nos esperam.

 

Seja qual for o cenário em que nos encontramos, estamos no lugar e no momento certos. Cada desafio, cada alegria e cada dúvida são partes de um plano maior. O que importa é como escolhemos viver as experiências, como decidimos transformar os obstáculos em aprendizados e as rotas incertas em jornadas de fé.

 

Certamente, no último ano, você experimentou momentos de alegrias e algumas frustrações. É possível que tenha começado um projeto e parado no meio do caminho ou que tenha feito alguma escolha e depois percebido que não era o suficiente e, então, buscou ir além, saindo de sua zona de conforto.

 

Também, é bem possível que tenha estabelecido metas e objetivos, alguns alcançados e outros que, talvez, nem mais façam parte dos seus planos.

 

Ainda acredito que a vida corriqueira e apressada tenha lhe imposto uma rotina e que, em um dado momento, você tenha decidido reprogramar a rota e introduzir novos hábitos no seu cotidiano, que podem ter permanecido, ou, quiçá, se perdido ao longo do caminho.

 

É bem possível, ainda, que você tenha tomado uma decisão e desistido do seu projeto antes mesmo de dar certo, sem porque nem pra quê, simplesmente porque não estava em um dia bom e aquilo parecia já não mais fazer sentido. Ou, quem sabe, tenha deixado a vida seguir sem grandes ambições, apenas se deixando levar.

 

Mas, também, pode ser que você tenha enfrentado desafios com coragem, buscando se superar um pouco mais a cada dia e se fortalecer em Deus, entendendo que as suas fraquezas constroem as maiores fortalezas e fazem parte do crescimento e que não há erro maior do que desistir de si mesmo.

 

A diferença entre estagnar e evoluir está na escolha de enxergar além das circunstâncias, abraçando nossas vulnerabilidades e tomando consciência da nossa dependência em Deus e, assim, nos permitindo avançar para uma vida em plenitude, entendendo que o que nos acontece não nos define e que a forma como reagimos é que constrói a nossa realidade e o mundo que desejamos viver.

 

Quando reconhecemos nossas fraquezas e nos rendemos à dependência de Deus, descobrimos que é Ele quem nos capacita, nos guia e nos transforma.

 

É com esta reflexão que desejo a você, caro leitor, coragem, clareza e determinação para conhecer mais a si mesmo e continuar buscando a sua paz, a sua realização, a sua felicidade pelo caminho, fazendo de cada novo dia uma oportunidade de ser melhor que ontem, não para surpreender aos outros, mas para superar a si mesmo, reconectando com a sua essência e experimentando uma vida com propósito, que, nada mais é que o exercício constante da fé, da humildade e da gratidão.

 

Se posso lhe deixar uma mensagem positiva, eu lhe diria que são nos tropeços e nas frechas que encontramos as maiores oportunidades de crescimento e de realização. Que 2025 seja o ano em que você permita que a luz entre e transforme sua jornada em uma história de prosperidade e vitórias.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122