Saúde

Seis cidades em MG já anotaram oito óbitos pela dengue em 2024; em Patos, o foco é a Lagoinha

Belo Horizonte e Betim confirmaram duas mortes cada na tarde de ontem, dia 1º. MG é o 4º estado a decretar emergência pela dengue no país; os outros são Goiás, Acre e Distrito Federal.

Em MG, casos de dengue cresceram 31,7% em quatro dias (foto: Freepik)

A cada 24 horas deste 2024, os números da dengue em Minas Gerais ganham corpo e assustam a população mineira. De ontem (1º) até o início da manhã de hoje (2), os óbitos pela doença aumentaram de dois para oito. As vidas perdidas foram anotadas em seis cidades do estado, são elas: Arceburgo (1), Belo Horizonte (2), Betim (2), Lagoa Santa (1), Monte Belo (1) e Sete Lagoas (1).

 

Desde 27 de janeiro, Minas Gerais está em situação de emergência em saúde pública, em razão da alta incidência de casos de dengue e chikungunya. Fechando a lente em Patos de Minas, que também declarou situação de emergência, um ponto preocupante está no bairro Lagoinha, com a lagoa apresentando poças d’água, deixando moradores em alerta. Além disso, outro dificultador é a ausência da vacina contra a dengue via SUS para o município; Patos não está na lista do Governo para receber o imunizante.

Continua depois da publicidade

ALTA DE 31,7% EM 4 DIAS

 

Ontem, 1º de fevereiro, foram confirmadas duas mortes na capital do estado, Belo Horizonte, e outras duas em Betim. Em BH, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas foram uma idosa de 71 anos e uma mulher de 26, ambas com comorbidades. Já em Betim, segundo autoridades, uma das vítimas tinha 77 anos e sofria de diabetes e hipertensão, enquanto a outra, de 30, enfrentava comorbidades de obesidade e anemia falciforme.

 

Conforme apurado junto ao Governo do Estado, os casos confirmados de dengue aumentaram 31,7% em Minas Gerais em apenas quatro dias. Segundo o balanço, o período que compreende os dias 1° a 31 de janeiro fechou com 86.388 casos da doença em investigação pessoas com sintomas da doença, em tratamento, e aguardando resultado de exames. Além de Minas, outros três estados declararam situação de emergência: Goiás, Acre e Distrito Federal.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122