Cultura & Turismo

Sem Carnaval de Rua, Patos vê Lagoa Formosa e outras cidades de MG anunciarem folia

O último evento carnavalesco público realizado em Patos foi em 2015, na Praça Antônio Dias. De lá pra cá, a cidade tem tido apenas festas particulares, que se repetem neste 2024.

A Prefeitura de Lagoa Formosa realiza o CarnaLagoa de hoje ao dia 13 (foto: Freepik)

Mais um período carnavalesco se aproxima, e Patos de Minas, novamente, fica ausente da lista de cidades mineiras com programações de eventos públicos para os dias de folia. Por parte da Prefeitura Municipal, nada foi comunicado sobre a realização ou não de uma festa para a cidade. O último Carnaval de Rua realizado no município foi em 2015, o ‘Carnaval de Outrora’, que ocorreu no entorno da Praça Antônio Dias, região central. De lá pra cá, Patos tem tido apenas festas particulares, que se repetem neste 2024.

 

No Parque de Exposições, haverá uma nova edição do Bloco Macaúba, entre os dias 10 e 13. As festas carnavalescas acontecem durante as tardes e noites, com a opção de aquisição de ingressos diários, ou então passaportes. Outro evento particular será o Carnaval do Caiçaras, nos dias 12 e 13, de 15 às 18 horas, no salão social do clube, que fica no alto da rua Major Gote.

 

Dentre as opções de Carnaval de Rua ofertadas na região, o local mais próximo para os patenses é a cidade vizinha de Lagoa Formosa, que terá evento promovido pela Prefeitura de lá. De hoje, dia 9, a 13 de fevereiro, acontece o CarnaLagoa, na Praça Nossa Senhora da Piedade. Sendo um evento público, a participação é gratuita e a programação inclui um leque de atrações musicais, entre essas, a banda Dejavú.

Continua depois da publicidade

CARNAVAL POR MINAS

 

Por Minas, cerca de 450 municípios vão oferecer programação com opções tanto para o público que gosta da folia, quanto para quem procura sossego no feriado. Para isso, o Governo do estado, em parceria com a Associação das Cidades Históricas, lançou o Carnaval da Liberdade e o Carnaval da Tranquilidade. Em BH, que terá mais de 500 cortejos que agitarão o carnaval, os foliões encontram blocos com diversos perfis de música, público e em pontos diferentes da capital.

 

Outra cidade que deve se destacar é Ouro Preto, que possui um dos carnavais mais tradicionais do interior. Lá, a expectativa é a de atrair 25 mil pessoas, com desfiles de 50 blocos, shows e escolas de samba. Outra opção é Diamantina, com programação que irá abranger tanto o público do Carnaval da Liberdade, quanto o do Carnaval da Tranquilidade. Lá, serão 50 blocos em ação.

 

Santa Bárbara também prepara uma festa com bandas de diversos estilos. Itabira terá como tema o clássico de Gal Costa ‘Balancê’, realizando um tributo à cantora e receberá apresentações de blocos de BH. Em Itapecerica, o tradicional ‘Carnaval Itabeleza’ será agitado pelos tradicionais blocos locais. Já Caeté vai realizar o seu ‘Carnavrau!’, como uma das comemorações oficiais que celebra os 310 anos do município, com shows e desfiles no centro histórico.

 

Sabará oferecerá ao folião um evento descentralizado, tendo pontos em bairros e distritos. Em Tiradentes, haverá desfile reunindo cerca de 24 blocos que contagiam o público em seu cortejo pelo centro histórico. São João del-Rei, além dos tradicionais blocos e escolas de samba, também se destaca pelo patrimônio histórico e a diversidade natural no entorno da região.

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122