Educação

Sem repasse integral do Governo de MG, escolas dependem de doações para comprar itens básicos

Notícia veiculada no jornal O Tempo, de BH, indica atraso de aproximados R$ 40 milhões para a compra de materiais didáticos e intervenções em escolas.

 

Professores 'tiram dinheiro do bolso' para conseguir dar aulas (foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A notícia está nas páginas do jornal O Tempo, de BH, nesta sexta, dia 26. O atraso de aproximados de R$ 40 milhões para a compra de materiais didáticos e para intervenções, reparos e manutenção dos prédios escolares deixa alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais sem acesso a itens básicos como folhas, xerox, pincéis atômicos e até mesmo bolas para as atividades esportivas.

 

Segundo o periódico, dos R$ 120 milhões que deveriam ser pagos na primeira parcela do Programa de Manutenção e Custeio, o estado repassou R$ 80 milhões, valor esse que é dividido entre as 3.425 unidades de ensino da rede. A falta desses recursos, conforme apontaram servidores de escolas do Estado, faz com que os professores tenham que ‘tirar dinheiro do próprio bolso’ para conseguir dar as aulas, escreveu O Tempo.

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ATRASO

 

Consultado pelo meio de comunicação da capital, o subsecretário de Administração da Secretaria de Educação de Minas, José Roberto Avelar, reconheceu o atraso. “A primeira parcela paga foi de 20% (do valor total). Os 10% pendentes serão repassados em maio, junto com a segundo pagamento”, explica. O orçamento previsto para o Programa de Manutenção e Custeio em 2024 é de R$ 400 milhões. Esse valor é dividido entre as escolas e repassado ao longo do ano em três parcelas: de 30%, de 40% e de 30%.

 

“Entre o encerramento de um ano e a abertura de um ano corrente, há sempre uma demora para implantação de orçamento”, justifica o subsecretário, em relação ao pagamento de 20% e não de 30% em fevereiro último. Segundo o jornal de BH, ele nega que os problemas relatados pelos professores tenham relação com a Lei que dispõe sobre normas de licitação e contratação para as administrações Públicas diretas, que começou a ser implementada nas escolas da rede estadual neste ano.

 

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