Saúde

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer em evento na Suíça.

Foto: Kruscha/Pixabay

Estudo realizado por pesquisadores da Fundação do Câncer aponta que o tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão em homens e mulheres no Brasil. O resultado foi apresentado hoje, dia 16, através da fundação acima citada durante o 48º encontro do ‘Grupo de Epidemiologia e Registro do Câncer em Países de Língua Latina’ realizado na Suíça.

 

Segundo indica a pesquisa, o câncer de pulmão representa gastos de aproximados R$ 9 bilhões por ano no Brasil, os quais envolvem custos diretos com tratamento, perda de produtividade e cuidados com os pacientes. Já a indústria do tabaco cobre apenas 10% dos custos totais com todas as doenças relacionadas ao câncer de pulmão, da ordem de R$ 125 bilhões anuais.

 

Para 2024, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento no Brasil de 14 mil casos em mulheres e 18 mil em homens. Dados mundiais da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, analisados por pesquisadores da Fundação do Câncer, apontam que, se o padrão de comportamento do tabagismo se mantiver, haverá alta de mais de 65% na incidência da doença e 74% na mortalidade por câncer de pulmão até 2040, em comparação com 2022.

Continua depois da publicidade

CIGARRO ELETRÔNICO

 

Outro dado relevante do estudo indica que muitos pacientes, quando procuram tratamento, já apresentam estágio avançado da doença. Isso ocorre tanto na população masculina (63,1%), como na feminina (63,9%). Padrão esse que se repete em todas as regiões brasileiras, de acordo com o levantamento.

 

Segundo a Fundação do Câncer, o cigarro eletrônico poderá contribuir para aumentar ainda mais o percentual de óbitos do câncer de pulmão provocados pelo tabagismo. O consultor médico da fundação, Alfredo Scaff, destacou que o cigarro eletrônico causa uma doença pulmonar grave e aguda, denominada Evali, que pode levar a óbito, além de ter outro problema adicional: a bateria desse cigarro explode e tem causado queimaduras graves em fumantes.

  

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122