Gerais

Trânsito: em 8 meses, Patos de Minas teve 585 acidentes de motos, sendo 93 graves e 7 vítimas fatais

Segundo a Polícia Militar, a causa de mais de 50% dos acidentes foi por falta de atenção do condutor da motocicleta.

(foto ilustrativa: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.)

Dados relevantes e impactantes sobre o trânsito em Patos de Minas foram divulgados ontem, dia 24, pela Polícia Militar, durante promoção de palestra de conscientização voltada, especialmente, para empresas que trabalham com delivery na cidade, através de motofretistas (profissionais responsáveis por fazer entregas). O município contabilizou, de janeiro a agosto deste ano, 585 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Desses, 93 foram considerados graves, com um total de sete óbitos anotados.

 

Entre outros tópicos apontados pela Polícia Militar, estão: a causa de mais de 50% dos acidentes foi por falta de atenção do condutor da motocicleta; e o aumento da frota na cidade, que saltou de 88 mil veículos (ano de 2013) para 128.847 neste 2024. Tais números servem de alerta, agora, sendo repassados aos profissionais que trabalham no trânsito e à população, de modo geral. Essa divulgação de dados ocorreu no penúltimo dia da Semana Nacional do Trânsito, que se encerra nesta quarta, 25.

 

Campanha essa, por sinal, que teve início no último dia 18, sendo prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Ao longo do ano, porém com maior ênfase neste setembro, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensificam ações de educação, fiscalização e engenharia, buscando tornar as vias mais seguras e ambientalmente sustentáveis. Com o tema ‘Paz no trânsito começa por você’, a mensagem educativa proposta visa conscientizar sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito.

Continua depois da publicidade

MOTOS E CARROS

 

Nos primeiros seis meses deste 2024, foram computados 1.469 acidentes em ruas de Patos de Minas, nesse caso reunindo motocicletas e, também, carros. Desse total, 581 tiveram vítimas. A média, para uma cidade com população próxima de 160 mil habitantes, é considerada alta. Os dados são do Observatório de Segurança Pública, órgão que pertence à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.

 

Distribuindo os acidentes pelos primeiros seis meses do ano, os números são: em janeiro, foram 240; em fevereiro, 221; em março, 248; em abril, 244; em maio, 258; e em junho foram os mesmos 258. Comparando esses dados com os do ano passado, houve acréscimo no número de acidentes em cinco dos seis meses iniciais deste 2024: em janeiro, alta de 26; em fevereiro, alta de 44; em março, alta de 23; em abril, foram 15 acidentes a mais; em maio, redução de 27; e em junho, alta de 111.

 

As vias da cidade onde foi anotado o maior número de acidentes são a rua Major Gote e as avenidas Fátima Porto e JK. As colisões entre carros e motos lideram as ocorrências. Na sequência, as quedas de motocicletas totalizam a segunda maior parte dos acidentes de trânsito. Em terceiro estão os atropelamentos.

 

O escritório da Sou Patos está situado no seguinte endereço:

 

Rua Olegário Maciel, 63 – sala 108

Centro

Patos de Minas – MG

CEP: 38.700-122